O YouTube Shorts, formato de vídeo de até 60 segundos, tem visto um crescimento exponencial desde o seu lançamento em 2021, revela a Google em comunicado, revelando que a plataforma regista mais de 70 mil milhões de visualizações diárias de Shorts, com uma comunidade em crescimento com novas formas de criatividade e vozes.
O YouTube celebra um ano desde a introdução da partilha de receitas do Shorts, integrada no Programa de Parcerias do YouTube (YPP). Este modelo de negócios, baseado em parcerias, reflete o compromisso da plataforma com o sucesso dos criadores, sejam novatos ou veteranos.
Desde a implementação da partilha de receitas do Shorts, observou-se que mais de 25% dos canais integrantes do Programa de Parcerias do YouTube (YPP) estão agora a beneficiar desta nova fonte de rendimento. Além disso, os criadores que cumprem os requisitos de elegibilidade do Shorts e aderem ao YPP, mais de 80% estão a monetizar através de outros recursos do programa, como publicidade de vídeo de formato longo, financiamento pelos fãs, YouTube Premium, BrandConnect, Shopping, entre outros.
O YouTube destaca-se como a única plataforma que permite aos criadores carregar conteúdo em diversos formatos e monetizar através de várias fontes de receita. A plataforma está impressionada com os criadores que utilizam o YouTube diariamente para compartilhar suas paixões e desenvolver negócios, pode ler-se no comunicado.
Alan Chikin Chow (38.7M subscritores)
Criador, ator, produtor, comediante, empresário e changemaker, Alan conquistou o pódio sendo o criador de YouTube Shorts número um e o mais visualizado. É conhecido pelo seu conteúdo edificante que inspira e traz alegria a milhões de espectadores de todo o mundo.
“A participação de receita do Shorts realmente alterou tudo, quer para mim quer para o meu canal. Como criador nº 1 do Shorts e sendo um dos canais mais vistos nos EUA, vi o que é possível, de forma criativa, através do formato. Mas a partilha de receitas proporcionou uma forma sustentável de continuar a desenvolver o meu negócio. Confio que o YouTube fará o que é certo por mim e pela minha comunidade, e esta confiança e experiência é o que faz tudo funcionar.”
Sydney Morgan (7.6M subscritores)
Focada apenas no Shorts, Sydney é uma das criadoras de beleza que mais cresce na plataforma. Sydney apaixonou-se por maquilhagem durante a pandemia, quando foi diagnosticada com a doença de Crohn. Transformando um momento desafiante numa experiência positiva, Sydney usou-a para alimentar a sua paixão pela beleza e pela criação de conteúdo.
“Eu não sabia o que esperar da participação de receita do Shorts, mas, hoje, vivo confortavelmente apenas com esta receita em tempo integral, o que é diferente de qualquer outra plataforma. Como uma conta híbrida, ainda ganho a maior parte da minha receita com o Shorts . Existe um enorme potencial com esta oportunidade de partilha de lucros que os criadores definitivamente irão perder caso não saibam aproveitar. É a maneira mais fácil de crescermos ou de expandir o nosso negócio no YouTube.”
O YPP, lançado há 16 anos, foi desenhado para recompensar, proteger e celebrar conteúdo de qualidade e mentes criativas. Com um início modesto, o programa expandiu para mais de 3 milhões de criadores globalmente. Nos últimos três anos, o YouTube pagou mais de 70 mil milhões de dólares a criadores, artistas e empresas de media.
Em comunicado a Google esclarece que embora este seja um marco significativo, o YouTube vê isto apenas como o começo da expansão de oportunidades com o Shorts. O conteúdo longo continua a ser uma fonte de sucesso, e o Shorts está a abrir novas oportunidades criativas e financeiras para a comunidade. À medida que os criadores investem mais no Shorts, espera-se um aumento significativo dessas oportunidades.