A Xiaomi, a gigante chinesa de tecnologia, revelou na quinta-feira os seus planos para entrar no mercado de veículos elétricos na China e competir com as grandes marcas como Tesla e Porsche. O seu carro, Xiaomi SU7, custou mais de 10 mil milhões de yuans (1,4 mil milhões de dólares) a ser desenvolvido.
Xiaomi SU7
O CEO da Xiaomi, Lei Jun, revelou numa publicação na plataforma social X (antigo Twitter), que “o Xiaomi SU7 está em produção experimental e chegará ao mercado doméstico em alguns meses”. O preço ainda não está definido oficialmente.
Segundo Lei Jun, que fez uma apresentação de três horas na quinta-feira, o Xiaomi SU7, pronunciado “Sue Qi” em mandarim, tem aceleração e outras características superiores às do Taycan da Porsche e do Model S da Tesla, os principais concorrentes deste novo modelo.
Lei Jun mostrou a sua ambição para se tornar um líder na indústria, incluindo na condução autónoma, e destacou que a equipa de design do SU7 já trabalhou na BMW e na Mercedes-Benz.
As vendas do carro estão previstas para começar em 2024, depois de mais de três anos de desenvolvimento. Neste período, os veículos elétricos ganharam espaço no mercado competitivo da China, e os fabricantes locais começaram a diferenciar os seus produtos com ofertas de tecnologia compatível com os carros.
Principais características do novo Xiaomi SU7
- Motor: O motor HyperEngine V8, com uma rotação máxima de 27.200 rpm, uma potência de 425 kW e um binário máximo de 635 N-m, estabelece um recorde mundial para os motores elétricos.
- Bateria: Através da inovadora Tecnologia de Célula Invertida, camada intermédia elástica multifuncional e um sistema de cablagem minimalista; apresenta uma eficiência de integração da bateria de 77,8%, a mais elevada das baterias CTB em todo o mundo. Capacidade máxima da bateria de até 150 kWh e uma autonomia teórica de recarga CLTC superior a 1.200 km.
- Condução Autónoma: Em termos de condução autónoma, a Xiaomi foi pioneira em três tecnologias-chave: Adaptive BEV Technology, Road-Mapping Foundational Model e Super-Res Occupancy Network Technology.
- Smart Cabin: A experiência interativa da Xiaomi Smart Cabin é semelhante à dos tablets, permitindo que os utilizadores se adaptem rapidamente sem a necessidade de uma curva de aprendizagem
- Velocidade e aceleração: O Xiaomi SU7 Max promete atingir uma aceleração do zero aos cem em uns impressionantes 2,78 segundos, enquanto será capaz de atingir uma velocidade máxima surpreendente de 265 km/h.
A Xiaomi revelou ainda o seu cluster Xiaomi Die-Casting T9100, e o seu material de liga de fundição sob pressão patenteado, o Xiaomi Titans Metal, tornando-se no único fabricante de automóveis que investiga simultaneamente materiais e fundição sob pressão de grandes dimensões.
Preço e lançamento em Portugal
Por agora o novo Xiaomi SU7 apenas está confirmado para o mercado interno da China. O preço final de venda ainda não foi anunciado, embora alguns rumores apontem para que irá rondar os 20 mil dólares para o modelo base.