O novo sistema operativo da Xiaomi, o HyperOS, foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (26 de outrubro), durante o evento de lançamento com o tema “Avançar para além do Momento“.
Com o objetivo de vir a substitui a atual interface MIUI, o HyperOS promete mais conectividade, segurança e personalização para os utilizadores dos produtos da marca, numa transição faseada que deverá começar globalmente apenas em 2024.
Xiaomi HyperOS
O HyperOS é o resultado de sete anos de desenvolvimento e de uma “reconstrução” do sistema que a companhia tem vindo a utilizar. Entre as novidades estão o código aberto, a conexão cruzada entre dispositivos, a proteção de dados e privacidade, e a facilidade de comunicação entre os dispositivos conectados. A empresa chama a esta estrutura de conectividade cross-end de “HyperConnect”.
O novo sistema utiliza informações de ambiente, visão, som e comportamento do utilizador, adaptando automaticamente os dispositivos. Já vem pré-instalado na nova linha Xiaomi 14, e é compatível com mais de 200 gamas de processador, incluindo de empresas como Qualcomm e MediaTek.
A Xiaomi diz ainda que o HyperOS pode ocupar menos espaço de armazenamento do que os concorrentes como o iOS, atingindo 8,75 GB no Xiaomi 14 Pro.
O Xiaomi HyperOS será pré-instalado nos smartphones Xiaomi 14 Series, Xiaomi Watch S3, Xiaomi TV S Pro 85″ MiniLED e outros dispositivos no mercado doméstico.