Web Summit 2024
Web Summit 2024. Foto: Actigamer

A Web Summit, reconhecida pela TIME como a maior conferência de tecnologia do mundo, anunciou que esgotou oficialmente o evento em Lisboa, com mais de 70.000 participantes, 3.000 empresas expositoras, 1.000 investidores e 2.000 meios de comunicação global.

Destaques do Evento

Pharrell Williams, músico, cineasta e filantropo premiado com um GRAMMY e nomeado para um Oscar, além do Diretor Criativo da Louis Vuitton, que estará presente para falar sobre comércio e criatividade juntamente com Frank Cooper III, CMO da Visa. Entre outras figuras de destaque, Brad Smith (Presidente da Microsoft), Lidiane Jones (CEO da Bumble), Carmelo Anthony (lenda da NBA), Thomas Wolf (cofundador da Hugging Face), Robert Habeck (Vice-Chanceler da Alemanha), Tim Berners-Lee (fundador da World Wide Web), Agnès Callamard (Secretária-Geral da Amnistia Internacional), Omar Berrada (CEO do Manchester United), Katherine Maher (CEO da NPR), William Lazonick (Professor Emérito de Economia), e Steven Knight (criador de Peaky Blinders) estarão presentes para partilhar os seus conhecimentos.

Startups e Investidores

O evento contará com a participação recorde de 3.000 empresas expositoras, das quais 1.200 foram fundadas por mulheres, e 500 foram selecionadas pelo programa Impact, voltado para startups alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mil investidores de firmas como Northzone, Seven Seven Six, Qatar Investment Authority, 500 Global e Khosla Ventures estarão presentes para se conectar com o mais diverso grupo de startups em fase inicial do mundo, participando de milhares de reuniões e sessões de mentoria.

Um novo relatório de financiamento elaborado em parceria com o Crunchbase revela que as empresas presentes na Web Summit 2023 arrecadaram 60,6 mil milhões de dólares, dos quais 755 milhões foram destinados ao programa de startups da Web Summit. As startups participantes captaram em média 5,5 milhões de dólares anuais, superando a média do setor.

Parcerias e Comunidades

Entre os parceiros da Web Summit estão Adobe, IBM, Alibaba, SAP, Meta, Dell, Visa, Qualcomm, KPMG, Boehringer Ingelheim, Niantic, Pitchbook, EDP, Samsung Next, American Express, Invest Qatar, Togg, Hubspot, El Corte Inglés, Intercom, JC Decaux, a Comissão Europeia, entre outros. A edição deste ano vai promover centenas de encontros de comunidades em Lisboa, com o objetivo de criar redes significativas baseadas em interesses e experiências compartilhadas, enquanto a organização se expande globalmente.

Delegações Comerciais

Até 60 delegações comerciais de cerca de 40 países estarão presentes, destacando algumas das startups mais inovadoras do mundo. A Alemanha trará 80 startups e contará com a presença do Vice-Chanceler Robert Habeck. A Ucrânia terá uma ilha de startups para 24 empresas, com o Vice-Ministro Alex Bornyakov falando sobre inovação tecnológica. O Qatar apresentará quatro startups de destaque. O Brasil trará 80 startups, e a Sérvia terá 24 startups com palestras de Tamara Vučić e Siniša Mali. A Irlanda estará representada por 36 startups.

Impacto Tecnológico e Social

A Web Summit abordará como a tecnologia está a enfrentar problemas globais como as mudanças climáticas, a saúde e a educação. Cerca de 20% das startups participantes farão parte do programa Impact, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais de 100 investidores classificados como investidores de impacto estarão presentes, focados em áreas como agrotecnologia, tecnologias limpas e energias renováveis.

Night Summit

Durante duas noites, os participantes podem reunir-se em 100 bares e quiosques tradicionais em cinco áreas principais de Lisboa: Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Príncipe Real, Avenida da Liberdade e Bairro Alto, promovendo conexões em ambientes descontraídos.

Gastronomia

O Food Summit contará com mais de 100 fornecedores selecionados, oferecendo uma variedade de cozinhas, incluindo food trucks com os melhores sabores portugueses. O Wine Summit, perto do Pavilhão 4, vai destacar a herança vinícola e a inovação de Portugal, com stands de vinho e estações de comida com especialidades locais.

Este ano, a Web Summit promete proporcionar uma experiência completa e envolvente, destacando o melhor da tecnologia, inovação e cultura, enquanto conecta pessoas de todo o mundo em Lisboa.