O ZX Spectrum foi o computador que marcou uma geração e abriu as portas da informática em Portugal. No dia 08 de junho, em Cantanhede, realizou-se a “1ª Conferência ZX Spectrum em Portugal“, uma iniciativa do Museu LOAD ZX Spectrum que reuniu alguns dos protagonistas dessa revolução tecnológica. Estiveram presentes antigos ou atuais diretores e administradores da S.G.O. (Santos, Guimarães & Oliveira), da JP Sá Couto ou da TIMEX Portugal, entre muitos outros. Eles contaram-nos como foi criar e trabalhar com o ZX Spectrum nos anos 80 e 90, numa época em que tudo era uma aventura.
Durante a conferência, foram revelados em exclusivo dois projetos audiovisuais que estão a ser desenvolvidos com a Galgo Filmes e a RTP, e que têm como objetivo estrear em 2024:
- Um documentário sobre a história da TIMEX Portugal, com o título provisório “TIMEX: UMA REVOLUÇÃO POR CONTAR”;
- Uma série documental de quatro episódios que incidirá sobre a busca contínua de objetos icónicos para o Museu LOAD ZX, com o título provisório “ZX SPECTRUM: DE 1982 A MAIS ALÉM”.
Pedro Ramalho, um dos fundadores da Galgo Filmes, explicou que os projetos em curso têm dois objetivos principais: por um lado, recuperar a história da fábrica TIMEX, uma fábrica em Almada que transformou a vida de muitas pessoas com a tecnologia que produzia todos os dias – o ZX Spectrum foi um dos produtos que saíram da TIMEX. Por outro lado, criar uma série documental, em parceria com o Museu LOAD ZX, que nos mostre as histórias do ZX Spectrum e o seu impacto na geração de 80 e nas gerações seguintes, em Portugal e no mundo.
“As ‘réplicas’ destas revoluções sentem-se nos dias de hoje e a nossa missão é contar estas histórias de maneira que cheguem ao maior número de pessoas possível.”
João Diogo Ramos, curador do Museu, mostrou-se muito contente com o sucesso do evento e com a grande novidade que finalmente pôde revelar, algo que era impensável antes de existir o Museu LOAD ZX. A conferência permitiu conhecer melhor a história destes pioneiros da computação nas nossas casas. Disse-nos ainda que “os trabalhos com a Galgo e RTP são a cereja no topo do bolo e confirmam que há um imenso interesse pelas temáticas do Museu LOAD ZX’. ‘Este tratou-se de um evento irrepetível e imperdível para os fãs deste mítico computador”, concluiu.
“Esta é, claramente, uma aposta ganha. É mais um passo na afirmação e consolidação do Museu LOAD ZX, projeto que o Município acarinha e apoia desde o início”, considerou o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, que elogia “o rasgo e entusiasmo” de João Diogo Ramos, fundador e curador do espaço museológico.
O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Cantanhede e pela Associação Geração Spectrum, os responsáveis pelo Museu LOAD ZX. Foi um evento que antecipou o “Street Gaming Cantanhede” que decorreu entre os dias 09 e 11 e que atraiu à cidade centenas de fãs dos videojogos. O museu LOAD ZX recebeu quase mil visitantes nesse período.