A Saber Interactive, a produtora norte-americana responsável por títulos como World War Z, a franquia NBA Playgrounds, entre outros, anunciou hoje a aquisição da Bigmoon Entertainment Studio, um estúdio português sediado na cidade do Porto, que ficou conhecido especialmente pelo desenvolvimento do seu jogo de corrida automóvel Dakar 18. Com 18 jogos concluídos na última década, a equipa composta por 40 pessoas vai passar a ser conhecida como Saber Porto, e vai concentrar-se agora em dois novos projetos ainda não revelados, para as consolas e PC.
Paulo Gomes, diretor de jogos da, agora, Saber Porto, mostrou-se entusiasmado com esta nova fase do estúdio. “Estamos absolutamente empolgados em fazer parte da família Saber. Tendo trabalhado em conjunto no passado, mantemos um profundo respeito pessoal e uma apreciação pela liderança de visão e de futuro da empresa. Esperamos triplicar o nosso tamanho até ao final de 2020, para atender às necessidades da crescente lista de jogos da Saber.”
A aquisição da Saber é a mais recente numa longa lista de conquistas para a editora e produtora norte-americana, que já lançou jogos como World War Z, Ghostbusters: The Video Game Remastered e as franquias NBA Playgrounds e MudRunner. A empresa conta já com quase 600 funcionários em todo o mundo, e possui agora estúdios em cinco países, além da sua sede nos Estados Unidos da America.
Matthew Karch, CEO da Saber Interactive, também comentou a recente aquisição, “A Saber está sempre à procura de equipas com criatividade, paixão e experiência, e a equipa da Bigmoon é perfeita para a nossa cultura e ambições. O Paulo e a equipa da nova Saber Porto vão ajudar-nos a aceder a uma região próspera em novos talentos, expandindo as nossas capacidades como produtora para IPs de terceiros e as nossas próprias franquias originais.“