Portugal voltou a marcar presença na final mundial do Red Bull Campus Clutch, a maior competição universitária de VALORANT do mundo. A equipa portuguesa, composta por estudantes universitários, não conseguiu passar do top 16, mas deixou uma boa imagem.
A final mundial decorreu em Istambul, na Turquia, entre 19 e 24 de novembro. Portugal foi representado pela equipa NemAPAU, que venceu a final nacional, disputada contra a equipa WeHateSnakes, por 2-0.
A equipa portuguesa começou com o pé direito ao derrotar a formação da Irlanda na fase de grupos. No entanto, a progressão da equipa acabou por não ir além do top 16, depois de perder para a equipa do Peru.
Ler também: Red Bull Campus Clutch: NemAPAU é a equipa portuguesa que vai disputar o mundial de VALORANT
Resumo dos resultados da equipa portuguesa
Fase de Grupos
– Jogo 1: NemAPAU venceu a Irlanda por 2-0
– Jogo 2: NemAPAU perdeu com a Turquia por 1-2
16 avos de final
– NemAPAU perdeu com a Turquia por 0-2
A grande final do Red Bull Campus Clutch colocou frente a frente as equipas do Peru e da Indonésia. Esta batalha revelou-se extremamente emotiva, com a Indonésia a vencer os primeiros dois mapas e o Peru a recuperar no terceiro. No momento da verdade, ao quarto e último mapa, a equipa da Indonésia confirmou o seu grande momento de forma para erguer pouco depois o troféu de Campões do Mundo do Red Bull Campus Clutch 2023.
A participação da NemAPAU no Red Bull Campus Clutch é um sinal da crescente popularidade do VALORANT em Portugal. O jogo é cada vez mais popular entre os estudantes universitários, que encontram no VALORANT uma forma de diversão e de competição.
Aqui fica a lista dos jogadores da equipa portuguesa:
Stepa – Semyon Stepanov, 21 anos, de Lisboa (ISTEC)
Bati – Miguel Batista, 25 anos, de Lisboa (IST)
Furyan – Afonso Sousa, 23 anos, do Porto (U. Coimbra)
Slender – Francisco Pires, 19 anos, de Braga (ISMAI)
Grtw – Tiago Saraiva, 21 anos, de Viseu (IPV)
Onde assistir aos replays
Os replays da final mundial do Red Bull Campus Clutch podem ser vistos nos canais da Red Bull na Twitch e no YouTube.