A Gamescom, uma das maiores feira de videojogos do mundo, realiza-se anualmente em Colónia, na Alemanha. Este ano, o evento acontece entre os dias 21 e 25 de agosto de 2024, e pela primeira vez Portugal terá um pavilhão dedicado à indústria de desenvolvimento nacional de videojogos. O stand irá situar-te no Hall 3.2, Stand B022 / C023.
Esta iniciativa é fruto da colaboração entre a APVP (Associação Portuguesa de Videojogos), a eGamesLab e a Gaming Hub by Unicorn Factory Lisboa. O objetivo é promover as empresas portuguesas e exibir os seus jogos e produtos a uma audiência global.
Fundada em 2021, a APVP está empenhada em fortalecer a indústria de desenvolvimento de videojogos em Portugal, promovendo-a tanto a nível nacional como internacional. Ao longo dos anos, Portugal tem assistido a um crescimento notável na indústria de desenvolvimento de jogos em Portugal. Esse aumento significativo reflete a resiliência do setor e os esforços concertados de Portugal para expandir a sua presença global no mercado de videojogos.
O crescimento financeiro é acompanhado pelo aumento no número de novos estúdios que escolhem Portugal para estabelecer operações, demonstrando um interesse internacional no nosso país como um hub para o desenvolvimento de jogos. Esses avanços são ainda mais destacados por iniciativas como o pavilhão português pioneiro na área de negócios da Gamescom. Essa conquista permite que os criadores locais mostrem o talento português a nível global, fomentando conexões e parcerias potenciais.
O pavilhão inaugural contará com representantes de vários estúdios e prestadores de serviços portugueses. A lista completa de participantes pode ser consultada aqui.
Além disso, para promover conexões e reunir a comunidade apaixonada por jogos, no dia 22 de agosto, o DevGAMM estará no pavilhão português para um Happy Hour das 16h às 18h, em celebração aos #PortugalGames.
Diogo Rato, diretor da APVP:
“É com imenso orgulho e grande expectativa que assinalamos a nossa estreia na Gamescom B2B com um pavilhão vibrante e diversificado. Este marco é uma prova da crescente capacidade da nossa nação no desenvolvimento de jogos. Embora vários representantes de empresas portuguesas tenham estado na Gamescom ao longo dos anos, esta é a primeira vez que se apresentam coletivamente num espaço dedicado que destaca verdadeiramente Portugal como um centro proeminente e de rápido crescimento na indústria global de videojogos. Incluindo uma vasta gama de empresas, desde inovadores criadores de jogos
e ferramentas avançadas e fornecedores de serviços para eventos dinâmicos organizadores – permite-nos apresentar um ecossistema holístico de criatividade e inovação”.