Desde 2010, vimos alguns dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. Embora possa parecer que os principais veículos de entretenimento da última década foram os super-heróis, há muitos filmes de ficção científica que mantêm as pessoas entretidas até hoje. Abaixo, sugerimos alguns dos melhores filmes de ficção científica lançados na última década.
Blade Runner 2049
Começando com o filme que, muito provavelmente, foi a maior surpresa da última década no mundo do cinema, temos Blade Runner 2049. A sequela do homónimo clássico de 1982 segue as aventuras de K, um Blade Runner de uma nova unidade que é enviado numa investigação para encontrar o antigo Blade Runner Rick Deckard, que era interpretado originalmente por Harrison Ford. Blade Runner 2049 é filmado de uma forma sombria e transforma a ficção científica em arte cinematográfica.
Edge of Tomorrow
Outro filme de ficção científica de grande sucesso da última década foi o filme de ação de 2014, Edge of Tomorrow. O filme segue a forma de vida de Major William Cage (Tom Cruise), que revive o mesmo dia repetidamente depois de morrer no campo de batalha numa Terra cercada por alienígenas, até descobrir o segredo que irá ajudar o seu grupo a derrotar os alienígenas de uma vez por todas.
Her
Entra na lista um filme de comédia dramática, ficção científica e romance. Her conta a história de Theodore, um escritor solitário que se apaixona por Samantha, um sistema operativo de inteligência artificial que se adapta à sua personalidade. O filme explora as implicações e os desafios de um relacionamento incomum entre um ser humano e uma máquina, e levanta questões sobre o que significa ser humano e amar. Her foi aclamado pela crítica e pelo público, e ganhou o Oscar de melhor argumento original em 2014.
I, Robot
Avançamos para I, Robot, um filme de ação, suspense e ficção científica, que se inspira em vários contos do livro Eu, Robô de Isaac Asimov. O filme passa-se em 2035, quando os robôs são usados como empregados e assistentes dos humanos, seguindo as Três Leis da Robótica, que os impedem de ferir ou desobedecer aos humanos. O filme acompanha o detetive Del Spooner, que é chamado para investigar o suposto suicídio do cientista Alfred Lanning, o criador dos robôs. Spooner desconfia que um robô chamado Sonny possa ter matado Lanning, violando a primeira lei. Com a ajuda da especialista em robótica Susan Calvin, Spooner descobre uma conspiração envolvendo uma inteligência artificial rebelde que ameaça a humanidade, levantando questões sobre a evolução e uso da inteligência artificial e a sua relação com os humanos.
Rogue One: A Star Wars Story
Depois, temos o filme de aventura de ficção científica de 2016, Rogue One: A Star Wars Story. O filme segue a história de Jyn Erso, a filha de um cientista militar a serviço do Império Galáctico, que se junta a um grupo de rebeldes para roubar os planos de construção da Estrela da Morte. O filme é considerado por muitos como um dos melhores filmes de Star Wars de todos os tempos, e nós concordamos!
Arrival
Finalmente, temos o filme de drama de ficção científica de 2017, Arrival. O filme segue a história de Louise Banks, interpretada por Amy Adams, que é contratada pelo governo dos EUA para decifrar uma linguagem alienígena. O filme prende-se ao tema da comunicação intercultural e aborda o que pode acontecer quando duas culturas completamente diferentes se encontram.
Os melhores filmes de ficção científica da última década – de Blade Runner 2049 a Arrival – são filmes incrivelmente inteligentes, surpreendentes e emocionantes. Abordam temas profundos e fornecem uma visão sobre o que pode acontecer quando as pessoas se tentam entender umas às outras. Estes filmes realmente levantam o género de ficção científica a um novo nível.