A Shopify aumentou o número de lojas virtuais hospedadas nos últimos dois anos, é a conclusão de um estudo desenvolvido pela Genus AI. A crescente procura levou as empresas a aproveitar a infraestrutura da Shopify para entrar no espaço do comércio eletrónico, em tempo de pandemia. O relatório indica que este crescimento foi motivado pela mudança de comportamento do consumidor, que provavelmente permanecerá após este período.
A Shopify é uma plataforma digital que permite a criação de lojas online, incluindo a gestão de produtos, expedição e pagamentos. A subscrição varia entre $29 e $299 mensais.
De acordo com dados obtidos pela Genus AI, entre março de 2020 e janeiro de 2022, o número de lojas online criadas através da Shopify subiu 201,53%. No início da pandemia, a plataforma hospedava 1.287.547 lojas, tendo sido registado um crescimento triplo para 3.882.345, ou seja, surgiram cerca de 2.594.798 novas lojas em menos de dois anos.
Os Estados Unidos representam o maior número de lojas online na Shopify, em janeiro de 2022, com 2.666.627 lojas virtuais, um crescimento de 178,53% em relação às 957.393 de março de 2020.
O Reino Unido ocupa o segundo lugar com 156.466 lojas online crescendo 218,81% em março de 2020. Por esta altura, a Austrália tinha 38.298 lojas na Shopify crescendo 165,79% para 101.795 em janeiro de 2022. O Canadá ocupa o quarto lugar com 93.680 lojas online, seguido pela França com 59.560 lojas. A Alemanha registou a maior taxa de crescimento entre março de 2020 e janeiro de 2021, com 480,18%, entre os seis principais países com o maior número de lojas online na Shopify.
Como a Shopify ganhou com a pandemia
A Shopify fornece a infraestrutura para retalhistas configurarem as suas lojas online. Em virtude da crise pandémica, a maioria das empresas foi forçada a fechar as suas lojas, com a presença online surgindo como a diferença entre sobreviver ou falir.
O relatório sugere que o crescimento do número de lojas na Shopify pode estar relacionado com o processo amigável de criação de uma loja, que permite que as empresas criem o seu espaço de comércio eletrónico sem a necessidade de conhecimento técnico ou de codificação. Por exemplo, os utilizadores podem alterar o front-end do site, fazer contagens de inventário, extrair análises, verificar quais os produtos mais populares, apenas com um clique no botão.
A tendência crescente de lojas online está a desempenhar um papel crucial na mudança das perspetivas de todo o negócio de retalho. As empresas estão a optar por uma presença online para permitir que potenciais clientes acedam a produtos listados a qualquer hora, em qualquer lugar. Notavelmente, os retalhistas que ainda não aderiram ao movimento online mudarão potencialmente com base no crescimento que se tem vindo a verificar.
É essencial mencionar que algumas empresas estão a tentar equilibrar as lojas de retalho online e físicas. Alguns retalhistas estão a integrar elementos da sua presença online nas suas lojas físicas, aproveitando o software que permite que os compradores experimentem os itens na loja física de forma virtual. Esta integração é motivada pelo interesse das empresas atender todas as classes de clientes, especialmente depois da reabertura da maioria das economias.
O crescimento do comércio eletrónico está a alterar o retalho tradicional
O relatório destaca como o crescimento do comércio eletrónico está a alterar o setor de retalho e o impacto resultante. De acordo com o relatório:
“O surgimento de mais lojas online alterou a forma como os consumidores compram, mas também o tipo de fornecedores dos quais os consumidores podem adquirir produtos e serviços. Por consequência, isto fez aumentar a concorrência no setor”.
A competição levou com que as empresas explorassem novas formas de estimular os consumidores e facilitassem a distribuição de produtos. Uma concorrência acelerada pelo caráter transfronteiriço do comércio eletrónico.
À medida que a concorrência aumenta, os retalhistas investem cada vez mais em publicidade, especialmente em plataformas digitais, como por exemplo o Facebook. Os proprietários de lojas Shopify têm assim mais garantias de que as suas lojas e produtos chegam ao seu público-alvo. Este incremento na aposta em publicidade fez aumentar o preço dos anúncios em plataformas específicas.
Vale a pena notar que as lojas online da Shopify recém-criadas consistem principalmente em pequeno comércio, menos capacitados para competir com entidades estabelecidas como a Amazon. Nesta linha, as empresas de menor capacidade focam-se mais na satisfação do cliente, um significativo impulsionador da classificação adquirida na plataforma. Portanto, classificações fracas significam empresas com baixo potencial de venda.
Além disso, o relatório recomenda como as empresas podem sobreviver à crescente concorrência no setor.
“As empresas têm de saber distinguir-se da concorrência para se destacarem e atraírem novos clientes.”
O crescente número de lojas virtuais de comércio eletrónico está a fazer aumentar a concorrência no setor. Para se manterem relevantes, as empresas precisam de se concentrar em medidas inovadoras para atrair mais clientes.