O NOS Alive está finalmente de volta ao Passeio Marítimo de Algés, nos dias 6, 7, e 8 de julho de 2023, com renovadas propostas, um novo cartaz e muitas surpresas para descobrir.
O NOS Alive’23 será a 15ª edição do festival que já é considerado um dos melhores festivais do circuito europeu, e tem vindo a afirmar-se como um evento de música com grande reputação e destaque, tanto a nível nacional como internacional.
Desde 2007, o festival foi palco de concertos memoráveis de bandas como Pearl Jam, Coldplay, Imagine Dragons, Grace Jones, Metallica, The Weeknd, Stromae, Jorja Smith, Rage Against The Machine, Radiohead, Florence + the Machine, Green Day, Neil Young ou Bob Dylan.
Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais e no site oficial do festival.
Continua a ler para conheceres todos os convidados da edição de 2023 do NOS Alive.
NOS Alive 2023
Cartaz e Datas
PALCO NOS
Este é o palco principal do festival, o grande protagonista do NOS Alive. Aqui passarão artistas como Red Hot Chili Peppers, Arctic Monkeys ou Sam Smith.
Dia 6 / Julho 23
Red Hot Chili Peppers
Considerados um dos maiores nomes de sempre do universo rock, os seus 30 anos de existência e os mais de 100 milhões de discos vendidos prometem uma atuação que vai ficar para sempre na memória dos fãs. Um momento único, repleto de emoção, onde certamente haverá espaço para os temas mais emblemáticos se ouvirem bem alto, no Passeio Marítimo de Algés, na noite de 6 de julho.
The Black Keys
Passados 9 anos depois de terem atuado no Palco NOS, em 2014, os norte-americanos The Black Keys regressam ao NOS Alive para atuar dia 6 de julho de 2023, na 15ª edição do festival.
The Driver Era
The Driver Era, composta pelos irmãos Ross e Rocky Lynch, estreou-se em 2018 com o single “Preacher Man”. Seguiram-se os álbuns de estúdio X (2019), Girlfriend (2021) e o mais recente Summer Mixtape (2022) que fez com que a banda tenha criado uma discografia distinta que cresceu juntamente com os próprios.
Puscifer
Formada por Maynard James Keenan, vocalista dos Tool e A Perfect Circle, Puscifer é uma banda americana de electro-rock, com 4 álbuns de estúdio no repertório. Com dezenas de milhões de streams e visualizações, é ao vivo que a banda brilha com apresentações que confundem as linhas entre um concerto e uma peça de teatro.
Dia 7 / Julho 23
Lil Nas X
Lil Nas X está confirmado para atuar no Palco NOS no dia 7 de julho da 15ª edição do NOS Alive. Esta é a estreia do premiado artista em Portugal.
Linda Martini
Os Linda Martini são uma banda incontornável da música portuguesa dos últimos 20 anos. Compostos por André Henriques – voz e guitarra, Claudia Guerreiro – baixo e coros, Hélio Morais – bateria e coros e Rui Carvalho – guitarras, arrastam pequenas multidões para os seus concertos desde 2003.
Arctic Monkeys
Os Arctic Monkeys são a única banda a ganhar três vezes os prémios de Best British Group e British Album Of The Year no BRIT Awards, tendo acumulado 7 prémios BRIT de 9 nomeações desde o seu álbum de estreia. E portugal, a banda de Sheffield vem apresentar o seu mais recente trabalho The Car (2022).
Lizzo
Vencedora de três Grammys, a cantora, compositora e rapper mudou o som, a alma e o espírito da música com o seu álbum de estreia certificado platina, Cuz I Love You (2019), alcançou a 4ª posição na Billboard 200 e deu origem a sucessos, como “Tempo”, “Juice”, “Good As Hell” e “Truth Hurts”.
IDLES
Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Brutalism, em 5 anos a banda de Punk Rock de Bristol não parou de crescer, garantindo tours esgotadas e presença em muitos festivais em todo o mundo.
Dia 8 / Julho 23
RÜFÜS DU SOL
Originários de Sydney, Austrália, e formados em 2010, Jon George, James Hunt e Tyrone Lindqvist juntaram-se em torno de uma paixão partilhada por ícones da música eletrónica ao vivo como The Chemical Brothers e Royksopp.
Carolina Deslandes & Bárbara Tinoco
Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes atuam frente a frente e vão partilhar vozes, letras e melodias.
Machine Gun Kelly
O artista tem o recorde de 45 entradas na tabela Hot Rock & Alternative Songs, o maior número alcançado por um artista a solo. Pelas suas contribuições para a indústria da música, MGK foi nomeado para a Time 100 Next de 2022, uma lista que presta homenagem os líderes do futuro em todo o mundo que moldam e definem a próxima geração de líderes.
Sam Smith
Desde o seu álbum de estreia, In The Lonely Hour, o artista já acumulou inúmeras conquistas, tais como os 35 milhões de álbuns e 250 milhões de singles vendidos, 45 mil milhões de streams, quatro Grammys, três BRIT’s, seis MOBO’s, um Globo de Ouro, um Óscar, dois álbuns n.º 1, cinco singles n.º 1 e dois singles n.º 1 como vocalista convidado.
Queens of the Stone Age
A banda já foi nomeada para os Grammys 7 vezes: quatro para Best Hard Rock Performance, duas para Best Rock Album e uma para Best Rock Performance.
PALCO HEINEKEN
Dia 6 / Julho 23
Ibibio Sound Machine
Liderado pela cantora nigeriana Eno Williams, os Ibibio Sound Machine são uma fusão de elementos africanos e eletrónicos inspirados em igual medida pela era dourada do funk e disco da África Ocidental e pelo pós-punk e eletrónica moderna.
Xinobi Live
Xinobi faz parte de uma geração de artistas de música eletrónica que cresceu no seio da erupção dos blogs de música, alimentada pela ética do do it yourself que a escola punk rock lhe trouxe. Juntamente com os seus amigos Moullinex e Mr. Mitsuhirato, criou a influente Discotexas, editora e coletivo de artistas em constante transformação.
Men I Trust
Composto por Emmanuelle Proulx (vocal, guitarra), Jessy Caron (guitarra, baixo) e Dragos Chiriac (teclado). Formados em 2014, o grupo de dream pop lançou os seus primeiros trabalhos, Men I Trust (2014) e Headroom (2015) ainda sem a vocalista, tendo atuado em alguns festivais Canadenses. Mais tarde, em 2016, junta-se ao grupo a Emmanuelle que partem em conjunto, em digressão pela China.
Jacob Collier
Considerado como um dos músicos mais inovadores da sua geração, os vídeos feitos pelo artista em 2012 e colocados no YouTube alcançaram um status lendário no mundo da música, atraindo elogios da critica.
Spoon
A banda vai apresentar o seu 10º álbum de estúdio, Lucifer On The Sofa, editado a 11 de fevereiro de 2022.
Dia 7 / Julho 23
girl in red
Em 2018, com o lançamento do seu primeiro grande single “i wanna be your girlfriend”, Marie Ulven ficou marcada como um talento a ter em atenção nos diversos meios, angariando fãs nos quatro cantos do mundo que se renderam à suas letras, por vezes irremediavelmente românticas ou dolorosamente diretas, combinando-as harmonicamente com os arranjos e produções que a própria fez.
Morad
Foi em março de 2019 com o seu segundo single, “Un cuento”, que Morad lançou sem querer o que acabou sendo uma profecia autorrealizável. Dito e feito: desde então, coisas inimagináveis aconteceram no universo do rapper espanhol, um fenómeno que contraria todas as regras não escritas sobre qual é o caminho que leva ao sucesso na indústria musical atual.
Nathaniel Rateliff & the Night Sweats
Demoraram menos de cinco anos para se tornarem uma das novas forças mais reconhecidas do rock n’ roll contemporâneo. Desde 2015, Rateliff lidera os Night Sweats, fornecendo o zelo de um pregador pentecostal que bebe whiskey para canções sobre os problemas gerais do mundo.
City and Colour
Oriundo de Ontário, Canada, City and Colour é o projecto de indie folk de Dallas Green, co-fundador de Alexisonfire, que começou em 2005. O projecto ficou tão popular entre os fãs que deu origem ao primeiro álbum, Sometimes, no final desse ano.
The Amazons
The Amazons, oriundos de Reading, Reino Unido, são Matt Thomson (vocals e guitarra), Chris Alderton (guitarra) e Elliot Briggs (baixo). Formados em 2014, os ingleses editaram o seu álbum de estreia homónimo em 2017 que chegou à 8ª posição na Tabela de Álbuns do Reino Unido sendo ainda destacados pela NME, BBC Radio 1, The Independent e MTV.
Sylvan Esso
Sylvan Esso é uma dupla americana de electronic pop, formada por Amelia Meath (vocal) e Nick Sanborn (produtor). A dupla estreou-se com o single “Hey Mami” e editaram o seu homónimo álbum de estreia em 2014, que alcançou a posição 39 na Billboard 200. Em 2017, com o lançamento do segundo álbum What Now foram nomeados para o GRAMMY de Best Dance/Eletronic Album.
Dia 8 / Julho 23
Omah Lay
Omah Lay é um dos mais inovadores e relevantes artistas da atualidade, graças à sua voz que tanto têm de sombrio como de brilhante, à sua narrativa evocativa e aos ritmos contagiantes que encontramos nas suas músicas.
King Princess
Mikaela Mullaney Straus, conhecida por King Princess é uma vocalista, multi-instrumentista, compositora e produtora cujo single de estreia, “1950” – uma ode a histórias queer não contadas – tornou-se um sucesso instantâneo com mais de 600 milhões de streams até o momento e alcançando o estatuto de Platina nos Estados Unidos e na Austrália.
Rina Sawayama
Cantora, modelo e atriz nipo-britânica, Rina iniciou a sua carreira musical depois de se ter formado na Universidade de Cambridge em 2012. Os seus primeiros trabalhos rapidamente atraíram a atenção da imprensa, tendo sido destacada na lista da DAZED, Dazed100 e feito capas da revista Clash e Style do The Sunday Times.
Tash Sultana
Tash começou a tocar guitarra aos 3 anos de idade, depois de receber o instrumento como presente do seu falecido avô. A partir daí, aos 13 anos, começou a tocar em noites de open mic até à gravação em vídeo viral de ‘Jungle’, gravado no seu quarto em 2016, que lançou Tash Sultana para o mundo.
Angel Olsen
A artista vem a Portugal apresentar o novo álbum ao Passeio Marítimo de Algés, Big Time, recentemente considerado como um dos 10 melhores álbuns de 2022 pela revista Time.
Branko
Branko é o rosto do ativismo da Global Club Music. Produtor, compositor, DJ, visionário, João Barbosa é o nome ligado à Enchufada (label criada por si) e Buraka Som Sistema (fundador) entre outros projetos. Em 2015 edita o seu álbum de estreia, Atlas, que o levou a apresentações um pouco por todo o mundo.
WTF Clubbing
Dia 6 / Julho 23
Ana Lua Caiano
Caiano explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica e “sons do dia-a-dia”. Criando melodias que remetem para a tradição – fazendo uso de coros, harmonias e cânones – numa união com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidiano, a sua música traz a herança tradicional portuguesa para o mundo moderno, eletrónico e tecnológico.
Club Makumba
O supergrupo nasce da união entre Tó Trips (guitarra), João Doce (bateria), Gonçalo Prazeres (saxofone) e Gonçalo Leonardo (baixo e contrabaixo), para um exercício musical livre, espontâneo, experimental e tribalista.
Throes + The Shine
Formados por Mob Dedaldino, MC e kudurista oriundo de Luanda, e por Igor Domingues e Marco Castro, dois produtores e instrumentistas naturais da cidade do Porto, o trio luso-angolano começou em 2011, ganhando reconhecimento pelos seus concertos altamente enérgicos e explosivos. Já tendo pisado os palcos de alguns dos maiores festivais Europeus na sua primeira década de existência, nem só dos concertos vive este projeto.
Nídia
Nídia é uma das vozes de uma geração que tem vindo a transformar o panorama da música eletrónica contemporânea internacional a partir de uma base comunitária.
Kelman Duran & Pedro da Linha
Natural dos subúrbios de Lisboa, já não é novidade que Pedro Da Linha é apontado como um dos mais importantes nomes da revolução eletrónica que tomou conta da cena musical de Lisboa, com uma estética única e inconfundível.
Yaya Bey
Yaya Bey é uma das contadoras de histórias mais empolgantes do panorama atual do R&B. Usando uma combinação de forças ancestrais e a sua própria auto-realização, a cantora/compositora navega perfeitamente pelas dificuldades da vida e pelos momentos alegres através da música.
Dia 7 / Julho 23
Bashment Party
Esta é uma festa que nos faz viajar de África até às Caraíbas sempre com uma vibe super contagiante. Nos seus 5 anos de história já trouxeram artistas de referência como Million Stylez, Konshens, Stylo G, Julinho KSD, entre outros, fazendo cada festa uma celebração única e memorável.
DJ STÁ
Teresa Fernandes, popularmente conhecida como STÁ, é uma deejay feminina nascida e criada em Beja, Portugal. Desde criança que existe a paixão pela música, e tudo levou a encontrar o seu dom na arte do djing em 2011.
SleepyThePrince
Rapper, cantor, compositor, produtor musical, e diretor criativo português-angolano, André Saraiva Pedro, iniciou a sua carreira em 2014 enquanto compositor e apenas no ano seguinte os primeiros passos no rap. Em 2017 aventura-se no canto por intermédio da Academia de Música Neval, em Luanda.
xtinto
Considerado como um dos mais promissores artistas a emergir desta nova vaga de talentos a assumir proeminência na música urbana portuguesa, o artista tem vindo a dar cartas desde tenra idade, com o lançamento do seu primeiro projecto em 2015 com apenas 18 anos.
Lhast
Cresceu em Carcavelos, Cascais, onde a música e as influências do Hip Hop, Reggae, entre outras, sempre tiveram uma grande expressão. Foi desde cedo que o seu interesse e sensibilidade pela música se manifestaram. A vontade de criar sempre esteve presente e foi como Lhast Hope que começou dar cartas. Fez parte do colectivo Fyah Box Sound, onde aprimorou os seus dotes musicais e despertou a atenção dos fãs e dos críticos.
Neyna
Nascida em Cabo Verde no seio de uma família em que a música sempre foi o elemento-rei, Neyna cantava e dançava para entreter todos desde sempre. Sobre a influência do seu pai e do seu tio Calu di Brava, artista cabo-verdiano, a artista começou a desenhar a sua identidade musical.
Papillon
A sua polivalência transporta-nos para uma viagem de emoções que vai do amor à mágoa, passando pela superação dos desafios e, ultimamente, uma celebração da vida, da qual resulta uma ligação íntima com o público.
YENDRY
Tendo crescido entre a República Dominicana e Itália, a artista embarcou no seu projeto a solo em janeiro de 2019, quando assinou contrato com uma das três editoras principais.
Dia 8 / Julho 23
Yen Sung
Uma das primeiras DJs femininas de Portugal, Yen percorre vastos territórios com uma sofisticação que a torna difícil de igualar. Ex-membro dos pioneiros do hip-hop português Da Weasel e com empreendimentos em rádio e produção musical, tendo começado como DJ no Frágil e, naturalmente, está no LuxFrágil desde o primeiro dia. Passou ainda pelo lendário clube WMF em Berlim, fez rádio, assinou colectâneas e produziu em seu próprio nome.
Third Son
Joseph Price, também conhecido como Third Son, continua a provar a si mesmo como um dos principais produtores analógicos e modulares na cena house e techno. A sua multiplicidade de produções é única e o espetáculo ao vivo que o acompanha leva-nos num turbilhão de hardware e sons ainda mais pesados.
Krystal Klear
O ouvido afinado de Lennon para melodia e talento é evidente tanto nas músicas que faz como nos beats que criar ao vivo. Com um pé no disco camp e outro no house + techno, o M.O. de Krystal Klear permaneceu bastante simples desde o primeiro dia: dance music que faz com que as pessoas realmente dancem.
Storm Mollison
Nascida em Londres, mas criada na Flórida, Storm Mollison passou a maior parte dos últimos quatro anos a apresentar a sua música em salas populares do Reino Unido. As residências em Pleasurehood (XOYO) e Feel It (OMEARA) permitiram que Storm mostrasse a sua versatilidade enquanto artista.
TAAHLIAH
Oriunda de Glasgow, chegou à produção musical rapidamente depois de começar a ser DJ, motivada pela insatisfação com a música que ouvia em festas, onde começou a criar as suas próprias produções; colocando vocais distorcidos em cima de faixas de dança pesadas e transformando músicas pop mainstream em hinos experimentais prontos para dançar nos clubs.
Maelstrom & Louisahhh
Um turbilhão, o caos, um vórtice, um tumulto. Estas são palavras apropriadas para descrever o trabalho árduo do prolífico de Maelstrom, o produtor francês com uma história enigmática que incorpora quase duas décadas de pseudónimos e projetos paralelos nascidos de festas gratuitas em armazéns, campos e porões.
Kelly Lee Owens
Poucos são os artistas que tão habilmente fundem o calor e a frieza da música eletrónica como Owens. O que torna o seu trabalho tão distinto é sua proficiência enquanto compositora e produtora; a sua voz é tão confiante e cativante como os seus beats – uma qualidade encapsulada em todos os seus discos e nos sucessos ‘Jeanette’ e ‘Melt!’.
Boys Noize
Alex Ridha aka Boys Noize constrói mundos e pontes entre eles. Motivado por uma paixão pela invenção sónica, Ridha desenvolveu um som inigualável que transcende todas as categorias. Abraçado pelo underground e adorado pelo publico, o inconformista artista germano-iraquiano, DJ, produtor e oráculo subcultural abriu um caminho distinto no mundo da música eletrónica, nos seus próprios termos.
Bilhetes
Os bilhetes para a edição de 2023 do NOS Alive já estão praticamente esgotados no site oficial, mas ainda podes comprar o bilhete diário para o dia 8 de julho em nosalive.com/bilhetes.
Bilhetes físicos para os três dias do evento ainda estão à venda nos locais habituais e nas lojas Fnac.