A Lisboa Games Week recebe todos os anos milhares de visitantes que se deslocam à FIL, em Lisboa, para conhecer as grandes novidades da indústria dos videojogos. Este ano, com nova organização, foram mais de 63 mil os visitantes da maior feira de videojogos do país. Entre 21 a 24 de novembro, a FIL, foi o ponto de encontro dos jogadores de consola e PC, fãs dos Esports, artistas de Cosplay e muitos curiosos da cultura pop.
Lisboa Games Week
A presença directa dos três maiores fabricantes de consolas (PlayStation, Xbox e Nintendo) marcou uma edição de renovada ambição. No Gaming, foram apresentadas várias novidades, com alguns jogos exclusivos que estiveram disponíveis antes do seu lançamento. Já nos Esports, a organização destaca o maior aposta de sempre, com muitos torneios e competições que decorreram durante os quatro dias do evento. O Cosplay também esteve representado com uma área dedicada e convidados internacionais. A 6ª edição contou com um forte investimento em novas áreas e espaços temáticos, uma aposta da organização que já revelou querer continuar a melhorar e aumentar nos próximos anos.
Esports e Competições
A Omen by HP já é conhecida pela sua presença em eventos de gaming, e a 6ª edição do Lisboa Games Week não foi exceção. No que respeita aos esports, a marca promoveu várias competições que decorreram no espaço dos parceiros FNAC e Rádio Popular (que fizeram a sua estreia nesta edição do LGW), bem como no stand da PCDiga, onde incluíram várias competições diárias de Teamfight Tactics, Fortnite, CS:GO e Magic The Gathering Arena, com oferta de prémios.
A AOC Gaming também promoveu um torneio, com um prize pool de 3.000 €, e levou até à FIL uma arena F2P com mais de 50 PC’s e consolas dedicados aos jogos Fortnite e CS-GO.
As competições profissionais de Esports tiveram lugar na maior área do evento, com prize pool total de 25.000 €. Com produção a cargo da Inygon, o novo LGW Esports Main Stage, foi palco para as finais LP LOL e LP CS, um qualificador ibérico CS e uma nova prova intercontinental, a OMEN Atlantic Challenge.
Este foi um espaço marcante nesta 6ª edição do evento que concentrou em competição as mais prestigiadas equipas nacionais e internacionais. A transmissão destas competições através da Inygon TV alcançou 103.517 espectadores únicos e um pico de 4.002 espectadores em simultâneo, ao longo de 280.465 reproduções.
O Free Fire Masters Portugal, com produção a cargo da Qwatti, e o LGW Cup powered by Abarth, dinamizado pela G’s Competizione, foram outros torneios que se destacaram durante o Lisboa Games Week.
De referir ainda no âmbito da participação dos Esports no LGW, a presença de várias equipas nacionais, como a For The Win Esports Club, com um stand com mais de 150m2, GTZ Bulls, eXploit Esports, Panthers Esports, Grow Up Gaming, EGN Esports, Hexagone Esports, GeekCase Esports, e Beacon GG.
Cosplay no Lisboa Games Week
O Cosplay é um dos temas que sempre fez parte da programação do Lisboa Games Week, e este ano teve uma aposta assinalável. Além dos muitos cosplayers que todos os anos fazem deste evento um ponto de encontro, também os cosplayers internacionais convidados dão ainda mais relevo a uma área que tem vindo a crescer de forma consistente. Este ano, foram convidados pela organização, com o apoio da PopStore, Leon Chiro, Han Jones, Elizabeth Rage e Lily on the Moon, que puderam partilhar a sua experiência com um público interessado e entusiasmado.
Já no aspeto competitivo, de destacar a realização de uma eliminatória do ICL – International Cosplay League, que determinou o cosplayer que representará Portugal na competição internacional, que acontece em Espanha.
Estiveram ainda representadas as comunidades; Silverblade, Comunidade Mágica de Portugal, Associação de Cosplay e Liga Steampunk, além de um estúdio com a assinatura do fotógrafo Nuno Gomes, onde cada cosplayer pousou para uma fotografia profissional que registasse a sua visita ao Lisboa Games Week.
Loading Zone
O novo espaço do evento dedicado à produção nacional e à promoção dos criadores e empresas de videojogos nacionais, foi desenvolvido pela organização, em parceria com a Associação dos Produtores de Videojogos e A Ludoteca, e contou com a participação de mais de 50 novos projectos. Este espaço incorporou ainda um auditório próprio com capacidade para 200 pessoas, no qual decorreu uma programação no âmbito do ecossistema Game Dev nacional.
A Loading Zone decorreu também em articulação com o LGW Serviço Educativo e com a participação directa dos cursos, universidades e politécnicos com oferta formativa na área dos videojogos.
Serviço Educativo
O Serviço Educativo do Lisboa Games Week ampliou os seus espaços de programação e oferta formativa. Conforme comunicado, a LGW Serviço Educativo incluiu ainda um auditório dedicado e sete salas de formação, tendo promovido mais de 90 acções para escolas e também um seminário internacional para professores com o tema “Práticas Relevantes de Gamificação no Ensino” com o apoio da DGE – Direcção-Geral de Educação.
Foram muitos os novos parceiros a associarem-se ao LGW Serviço Educativo, com destaque para Microsoft Education, Sharkcoders e IBM, que se juntaram aos já habituais Happy Code, Robotparty, entre outros.
Espaços Temáticos
A 6ª edição do Lisboa Games Week fica também marcada pela produção de vários espaços temáticos a cargo da organização e parceiros, indo ao encontro das expectativas renovadas do público em cada edição.
- Realidade Virtual: com o apoio do VIVE Virtual e destaque para o simulador oficial da Lamborghini, imSim;
- Retrogames: um autêntico museu dos videojogos, com experimentação gratuita, e com a produção da Nostálgica;
- Espaço Família: decorado com as obras criativas de Jorge Pires, com um Tie Fighter gigante, um Batmobile para graúdos e outro para os mais pequenos, todos feitos pelo próprio artista, a partir de cartão comprimido e materiais reciclados; Este espaço também contou com estações de jogo PlayStation, um stand da Warner Bros Games, um espaço dedicado ao Exército Português, um barbeiro com demonstrações ao vivo da nova máquina de barbear da Philips, além de várias mesas de experiências científicas e lúdicas.
- Academia LGW: com apoio e produção do Bazar do Vídeo, que levou à LGW um pequeno estúdio de gravação de vídeo.
A nova área dedicada à imprensa sobre videojogos, a LGW Gaming Press, foi ocupada com alguns dos parceiros de comunicação do evento. O Actigamer, também marcou presença com o seu próprio espaço, onde teve a oportunidade de comunicar de forma eficiente junto do seu público. Um destes pontos de contacto foi realizado através de uma iniciativa promovida pelo Actigamer, que contou com o apoio da Fujifilm. Ver mais aqui.
Lisboa Games Week em números
A organização revelou o resultado de um inquérito realizado por uma entidade externa, junto dos visitantes desta 6ª edição. Com uma amostra de 978 participantes, 92% responderam que consideram o LGW como o maior e melhor evento de Gaming em Portugal. Quanto à recomendação do evento a amigos e familiares, 95,5% respondeu favoravelmente, enquanto 92% afirma regressar em 2020.
Quando questionados sobre o motivo por que visitavam o evento, 67,5% dos inquiridos respondeu que as actividades da área de gaming foram as que mais motivaram a visita, expectativas que foram confirmadas depois de entrarem no evento, com 64% a confirmar que esta foi a sua área preferida.
92% considera o LGW o melhor evento de gaming.
Num ano de transformação e renovação para o Lisboa Games Week, o evento revelou ter uma impressionante capacidade de captar novos visitantes. Com base nos resultados dos inquéritos, 39,3% dos 978 inquiridos afirmou que visitou o evento pela primeira vez, sendo que os restantes manifestaram ser visitantes assíduos do LGW.
A organização já adiantou os números totais de participantes. Assim, a 6ª edição contou “com 95 expositores directos, mais de 200 marcas representadas e um total de 63.236 participantes, dos quais 16.934 são números do Serviço Educativo”.
Conforme já foi revelado, o Lisboa Games Week voltará em 2020, com data marcada para 19 a 22 de Novembro, na FIL, com muitas novidades a serem desenvolvidas com os novos parceiros da edição de 2019 e com a confirmação de presença de novas marcas.
Site oficial: www.lisboagamesweek.pt
Facebook: www.facebook.com/lisboagamesweek/
Instagram: www.instagram.com/lisboagamesweek/