Já foram conhecidos os resultados da 36ª edição dos Golden Joystick Awards, este ano patrocinados pela AMD. Os vencedores nas várias categorias foram apresentados na sexta-feira passada, numa cerimonia de entrega de prémios realizada no Bloomsbury Big Top, em Londres, e transmitida em direto na Twitch.
Os prémios Golden Joystick Awards homenageiam todos os anos as pessoas e produtos que transformam a indústria dos videojogos. O evento apresenta 23 categorias, a maioria das quais votadas pelo público geral. O evento foi realizado pela primeira vez em 1983 e cresceu para se tornar uma das maiores marcas de prémios de videojogos no mundo.
Este ano o vencedor da principal categoria da noite, Jogo do Ano (GOTY), foi o Fortnite Battle Royale, o popular jogo da Epic Games. Com mais de 8 milhões de jogadores permanentemente a jogar, e um recorde de 78 milhões de jogadores registados em apenas um mês, não é difícil perceber que este foi um lançamento de enorme sucesso.
Mas se o número de jogadores de Fortnite é sem sombra de dúvidas um feito impressionante, o facto de ter vencido o prémio Ultimate Game of the Year é algo que dividiu a comunidade de jogadores. O Battle Royale tem uma enorme legião de fãs, mas muitos outros jogadores questionaram o porquê de ter superado títulos como Red Dead Redemption 2 ou God of War, amplamente aclamados pela critica.
A apreensão foi bastante notória durante a entrega de prémios do evento, onde é possível ouvir no vídeo abaixo a plateia a reagir ao segundo lugar do Western da Rockstar Games.
Our final award is for the Ultimate Game of the Year, sponsored by @AMD. And the winner is… @FortniteGame #FortniteBattleRoyale CONGRATULATIONS! #GoldenJoysticks pic.twitter.com/ZoMfHVkUPw
— Golden Joysticks (@GoldenJoysticks) November 16, 2018
A lista de vencedores nas 23 categorias em concurso premiou ainda jogos como God of War, Overwatch e Cyberpunk 2077, com lançamento esperado para 2019.
Lista completa de vencedores:
- Melhor História: God of War
- Melhor Jogo Competitivo: Fortnite Battle Royale
- Melhor Jogo Cooperativo: Monster Hunter: World
- Melhor Design: God of War
- Melhor Jogo Indie: Dead Cells
- Melhor Áudio: God of War
- Prêmio Jogando Ainda: World of Tanks
- Melhor Artista: Bryan Dechart, Detroit: Become Human
- Jogo de eSports do Ano: Overwatch
- Melhor Jogo VR: The Elder Scrolls V: Skyrim VR
- Estúdio do Ano: SIE Santa Monica Studio
- Melhor Novo Streamer / Caster: Bryan Dechart e Amelia Rose Blaire
- Jogo Mobile do Ano: PlayerUnknown’s Battlegrounds Mobile
- Jogo PC do Ano: Subnautica
- Jogo PlayStation do Ano: God of War
- Jogo Xbox do Ano: Forza Horizon 4
- Jogo Nintendo do Ano: Octopath Traveler
- Prémio Revelação: Unknown Worlds
- Jogo Mais Esperado: Cyberpunk 2077
- Prémio da Critica: Red Dead Redemption 2
- Prémio de Carreira: Hidetaka Miyazaki
- Contribuição Excecional: Xbox Adaptive Controller
- Jogo do Ano (GOTY): Fortnite Battle Royale