A FunPlus, uma referência global no desenvolvimento de videojogos, entrou oficialmente no mercado português com a marca Ellipsis. A cidade de Lisboa foi escolhida pela empresa suíça como sede para o novo estúdio, cujo objetivo é impulsionar a crescente indústria de videojogos em Portugal. Localizado no centro da capital, o estúdio visa desenvolver propriedades intelectuais e criar mundos virtuais, beneficiando da vasta experiência da FunPlus em produzir jogos de estratégia de sucesso mundial.
A FunPlus, fundada em 2010 e sediada na Suíça tem presença em países como China, Singapura e Espanha. Destaca-se pela criação de propriedades intelectuais únicas e explorando diversas formas de media. Com mais de 2 mil colaboradores, foi reconhecida como a principal editora de jogos de estratégia em 2019 e 2020.
O estúdio Ellipsis não se limita apenas ao desenvolvimento de videojogos, pretendendo expandir as suas criações para outras plataformas de entretenimento, incluindo comics, séries de televisão e filmes. Liderado por especialistas do setor em Portugal, a equipa do estúdio prevê contratar mais de 50 colaboradores nos próximos três anos, contribuindo significativamente para o dinamismo e crescimento do ecossistema de videojogos nacional.
Atualmente composta por nove especialistas e criativos, a equipa da Ellipsis é liderada por Alexandre Amancio, Diretor da Ellipsis e SVP da FunPlus. Nos próximos três anos, a marca pretende reforçar a sua equipa principalmente em áreas criativas. Com sede em Lisboa, na Fintech House, localizada na Duque de Loulé, a visão da Ellipsis é a criação de mundos virtuais que ressoam com audiências globais, além do desenvolvimento de jogos multiplataforma.
O estúdio em Lisboa colaborará com as restantes geografias da FunPlus para partilha de conhecimento e agilidade criativa e técnica, beneficiando do conhecimento local da indústria em ascensão em Portugal. O objetivo da FunPlus é construir uma organização global que ofereça a melhor experiência de entretenimento interativo a jogadores de todo o mundo.
A FunPlus lançará oficialmente o seu comic de estreia “Sea of Conquest: Cradle of the Gods”, um produto inaugural que simboliza a essência e a visão do estúdio. Desenvolvido pela equipa portuguesa, desde a narrativa até à coordenação com os artistas, este comic será a pedra angular do universo criativo da empresa, sendo o primeiro exemplo dos mundos imersivos que a equipa está a criar através de várias plataformas e meios.
Alexandre Amancio, Diretor da Ellipsis e SVP da FunPlus, destaca a aposta em Portugal pela ascensão da indústria local e pelo talento criativo e técnico do país.
“A FunPlus está comprometida com o crescimento e posicionamento de Portugal como um hub mundial da indústria de videojogos, contribuindo para acelerar o conhecimento, investimento financeiro e captação de talentos portugueses, além de fortalecer a ligação com universidades e organizações de renome do setor, como a APVP – Associação de Produtores de Videojogos Portugueses.”
O setor de videojogos está em rápida ascensão, com a receita da indústria em 2023, em cinco mercados-chave, a atingir 25,7 mil milhões de euros, um crescimento estável de 5% em relação a 2022. Em Portugal, a receita no mercado de jogos está projetada para alcançar aproximadamente 685,88 milhões de euros até ao final de 2024.
Com um olhar no futuro, a FunPlus planeia expandir seu portfólio de entretenimento não só no desenvolvimento de jogos multiplataforma, mas também através da criação de novas histórias e personagens para televisão e cinema. Para além da abertura do novo estúdio em Portugal, a equipa de Lisboa irá trabalhar na estratégia de IP e criação de universos, com uma equipa central dedicada a projetos cross-platform.
Chris Petrovic, CBO da FunPlus:
“Estamos a assistir a uma transformação na forma como as audiências interagem com o entretenimento. Os fãs já não são só consumidores passivos – são exploradores à procura de experiências imersivas em várias plataformas. O Estúdio Ellipsis é a nossa resposta a essa mudança, ao criar novas oportunidades para os fãs mergulharem mais fundo nos mundos que adoram, enquanto também desenvolvemos PI originais que inspiram e cativam, permitindo-lhes fazer parte dessa jornada de A a Z.”