A primeira edição da Worten Game City abriu as portas da Cordoaria Nacional, em Lisboa, no passado dia 31 de maio, 1 e 2 de junho, e o Actigamer não podia faltar! A visita à primeira cidade de gaming do país levou-nos a assistir a concertos, torneios de eSports, desafios de magia e música. Fomos convidados a dançar, jogámos no ecrã, na realidade virtual e no tabuleiro, e até nos sentámos no trono de ferro. Com tantas atividades e animação constante, foi difícil ter tempo para desfrutar de tudo o que a Worten Game City teve para oferecer.
Lê também: Worten Game City 2019: Galeria de imagens
Com o objetivo de democratizar a experiência do gaming como entretenimento, através da criação de conteúdos relevantes para o público, usando as plataformas digitais como veículo de difusão, a Worten Game City revelou-se um sucesso, não só pela afluência dos fãs e curiosos dos videojogos ao recinto do evento, como a exposição nas redes sociais que levaram a hashtag #WortenGameCity a permanecer nos trending topics do Twitter durante todo o fim de semana.
Com mais de 830 conteúdos partilhados nas redes sociais do Rock in Rio-Lisboa e da Worten, entre tweets, posts, vídeos e stories, o nome da primeira cidade do gaming do país alcançou mais de 2 milhões de pessoas, como revela a organização em comunicado.
Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, confirma o sucesso do evento. Em comunicado, afirma que “o balanço que fazemos da primeira edição da Worten Game City comprova o sucesso da estratégia iniciada em 2018, com a entrada do Gaming no Rock in Rio-Lisboa. Em 2020 há mais, e não paramos por aí.”
Segundo António Fuzeta da Ponte, Diretor de Marca e Comunicação da Worten Ibéria, o objetivo passou por “demonstrar que é importante democratizar o gaming em Portugal, enquanto área do entretimento que envolve os profissionais mas que pode também chegar às famílias, às mulheres, a pessoas de todas as idades. Tendo em conta o feedback que recebemos e os visitantes que passaram pelo Temple Worten Game Ring, um dos 10 espaços deste evento, temos a certeza que faz sentido continuar a trabalhar nesse sentido.”
30 Horas de entretenimento e dez áreas de atividades para toda a família
A 1.ª edição da Worten Game City ofereceu aos seus visitantes 30 horas de entretenimento para toda a família, gamers profissionais, amadores ou simples curiosos.
Worten Game City
Com uma programação a pensar em toda a família, a 1.ª cidade de gaming do país contou com 30 horas de entretenimento ao longo dos três dias de evento, num espaço composto por dez áreas de atividades, com mais de 2000 jogos para experimentar.
Retro Gaming
Esta foi uma das áreas muito procuradas pelos visitantes, com dezenas de consolas, flippers e arcades de décadas passadas, atraindo a atenção dos graúdos, mas também dos mais novos, com curiosidade pelos jogos e grafismos de outros tempos. É neste espaço que fizemos uma viagem de quatro décadas até aos salões de jogos do passado, entrámos no mundo do gaming das décadas de 70, até aos anos 2000.
Quem não se lembra do clássico Street Fighter II, ou do icónico volante do Ferrari Testarossa descapotável em OutRun. As máquinas de flippers com jogos inspirados em filmes e séries, como o Dr. Who ou o Exterminador Implacável, e muito mais. Este foi um ponto obrigatório de paragem durante a visita à Cordoaria Nacional.
Try & Play
As principais marcas de consolas estiveram presentes com os seus exclusivos e lançamentos mais recentes. Foram muitos os visitantes que se divertiram com jogos Super Mario Bros ou o icónico Pokémon Let’s Go! da Nintendo. Já no VR, a PlayStation levou ao evento novidades como Blood & Truth, além dos exclusivos Days Gone e Gran Turismo Sport. A Xbox levou ao evento Devil May Cry 5, FIFA 19, Forza Horizon 4, entre outros títulos.
A Ecoplay, representante de algumas das mais importantes editoras mundiais de videojogos e marcas de periféricos, também esteve presente na Worten Game City. Foi aqui que pudemos conhecer o Sonic Team Racing, o mais recente lançamento da Sega. Também no mesmo espaço, estiveram disponíveis algumas estações de jogo com o simulador de futebol PES 2019, e as novas cadeiras de gaming Dxracer racing playstation.
Outras marcas, como a N’play, AOC, Razor, Vodafone, também estiveram na Worten Game City com stands dedicados aos seus produtos.
Para os fãs dos jogos de tabuleiro e das trading cards, a MagicShot levou à Worten Game City várias opções, desde o Catan clássico, à edição Game of Thrones, ou o Monopólio, na edição Fortnite, as cartas Yu-Gi-Oh!, entre outros jogos.
A Associação de Cosplay também marcou presença com alguns cosplay que desfilaram no recinto.
Os clubes de eSports For The Win, Grow Up, Panthers, Bulls, EGN e Offset, fizeram-se representar com as equipas que participaram nos torneios Worten Game Ring, além de alguns streamers e youtubers de cada clube.
Dark Room e MultiOpticas Laser Tag
Para quem teve a oportunidade de experimentar o Laser Tag, certamente ficou com vontade de repetir! Entre labirintos de caixas e paredes de papelão, a caça ao inimigo obrigava velocidade e estratégia. No fim, vencedores ou vencidos, foi o desafio que mais motivou um sorriso na cara de todos os participantes. Esta foi uma experiência futurista apenas comparável com a adrenalina do Dark Room. Aqui, os visitantes tiveram oportunidade de experimentar a realidade virtual e a realidade aumentada, de forma individual ou em grupo.
Garage Stage
O famoso jogo Band Hero levou o público a encarnar uma estrela do rock em cima de um palco verdadeiro. Desde o karaoke, até ao baterista ou guitarrista, ou todos em simultâneo, foram muitos os visitantes que vieram dar provas do seu talento em frente a um público real e entusiasta.
Just Dance Stage
Neste palco interativo, houve dez horas de animação diárias. Com curadoria da Jazzy Dance Studios, pudemos assistir às coreografias de dança retro, k-pop, Fortnite, entre outros estilos, além de vários MCs e bailarinos que, ao longo do dia, animaram todos os visitantes.
Também houve momentos Meet & Greet, como foi o caso de Wuant e Owhana, dois dos ídolos dos mais novos que no último dia estiveram durante duas horas a receber os seus fãs.
A final do concurso de Cosplay, promovido pela Associação Portuguesa de Cosplay, elegeu Raúl Batista com o fato e interpretação de Uther the Lightbringer, personagem do jogo Heroes of the Storm.
Mega Hits Live Stage
A música ao vivo também não faltou na Worten Game City. No exterior do recinto, o Dj residente Gamiix marcou o ritmo durante os três dias do evento, no palco Mega Hits Live Stage, que também recebeu Piruka, Paulo Sousa, April Ivy e Supa Squad, entre outros artistas.
Restauração
A zona de restauração, ao lado do palco Mega Hits Live Stage, dispôs de uma grande variedade de opções, desde os sumos naturais, ao kebab, hambúrgueres, pizzas, cachorros quentes, cervejas e gelados.
Mascotes
A interação com as mascotes mais emblemáticas dos videojogos, desde o Super Mário ao Pikachu ou ao Red de Angry Birds, passando pelos super-heróis da cultura pop que ao longo do evento foram animando o recinto, foram muitas as fotografias e selfies que os visitantes não quiseram deixar de registar.
Offline Boulevard
Aqui não houve jogos de PC, consolas, nem retro gaming. Preparámos-nos para a experiência mais imersiva da Worten Game City. No exterior, a parede de escalada, o desafio Angry Birds, os trampolins Vibe Tribe da Bounce ou as balizas do Footlab, fizeram as delícias dos visitantes mais radicais.
As Opiniões
Falámos com alguns visitantes e a opinião foi unânime – este foi um dos melhores eventos do género. Filipe Santos, de Lisboa, referiu que foi ao Worten Game City porque “é habitual ir a eventos de jogos. No geral, estou a gostar de tudo. Acho interessante a ideia de juntar jogos com música e cosplay. Dá mais dinamismo e parece-me que a mistura funciona. O espaço do evento parece ser pequeno para tudo o que tem para oferecer.”
Ângela Cordeiro veio de propósito do Porto para visitar a primeira cidade de gaming do país, e não se arrependeu! Com duas amigas, esteve na Worten Game City no sábado, porque era o dia em que Bárbara Bandeira iria estar presente e “queremos muito vê-la! Gostamos muito da Bárbara e esta foi uma oportunidade de a ver de perto. Quanto ao evento, gosto especialmente de poder circular por todas as atividades.”
Para José Fernandes, também de Lisboa, o único defeito da Worten Game City é a localização. Porque veio de carro, confessou que “tive muita dificuldade em arranjar um lugar para estacionar. Talvez a localização não tenha sido a mais feliz, mas de resto valeu a pena o sacrifício.”
Temple Worten Game Ring
Uma das dez áreas de atividades que mais atraiu o público durante o evento foi o Temple Worten Game Ring. Um espaço dinamizado pela Worten onde tiveram lugar vários torneios e competições profissionais, e por onde passaram várias figuras públicas que, ao longo dos três dias, animaram o público presente, de todas as idades.
Com uma entrada absolutamente surpreendente, e com uma lotação para 500 pessoas, este foi o espaço perfeito para descontrair. Bárbara Bandeira, António Raminhos e Pedro Teixeira foram protagonistas de renhidos torneios no palco do Templo, onde também o gaming feminino esteve em destaque com várias competições.
No Temple Worten Game Ring, o destaque do último dia de evento foi a competição de GT Sport com o jornalista Pedro Mourinho e os gamers Sérgio Fonseca e Carlos Salazar.
O radio host Conguito também marcou presença para disputar a FIFA19 Super Cup contra Gonçalo Brandeiro, vencedor do torneio de FIFA que decorreu na Arena Worten Game Ring, na última edição do Rock in Rio. Com o Tondela, a equipa escolhida por Conguito o encontro foi renhido, mas foi Gonçalo quem acabou por se sagrar campeão com o Vitória de Guimarães.
Ao final do dia foi a vez das equipas Offset e GTZ Bulls, equipa patrocinada pela NPlay, entrarem em campo para disputarem a final de CS:GO. Os Offset foram os grandes vencedores, levando para casa o prémio de 3.500 euros.
A nossa visita ficou por aqui! A Worten Game City terminou ao fim de três dias cheios de atividades, surpresas e muita diversão. A organização já confirmou que para o ano o gaming estará de volta, desta vez na Cidade do Rock, enquanto conteúdo de entretenimento da 9.ª edição do Rock in Rio-Lisboa. Até lá… game over!
Worten Game City em Vídeo
A produtora Forever in Movies preparou um resumo em vídeo dos três dias do evento.