A final nacional do Red Bull FrancaMente aconteceu este fim de semana (31 de outubro) com os 16 melhores rappers de improviso a darem provas que o rap português está vivo e recomenda-se. As batalhas de freestyle tiveram lugar na Voz do Operário, em Lisboa, com apresentação de Sam The Kid, que coroou o vencedor MC Break0ut.
Red Bull FrancaMente
Muitos falam, poucos rimam, só os melhores improvisam.
A final nacional reuniu este fim-de-semana (31 de outubro) os 16 melhores talentos apurados à escala do país no espaço emblemático da Voz do Operário, situado no bairro da Graça, em Lisboa.
A competição desenvolveu-se num sistema de sucessivas batalhas, começando nos oitavos de final e terminando numa grande final, que colocou frente a frente MC Break0ut (Margem Sul) e Iseejohny (Ovar).
No confronto pelo título, o mote para o improviso começou com uma caixa repleta de objetos, seguindo-se mais dois rounds com rimas de tema livre. A intensidade e qualidade dos dois protagonistas da noite resultou num empate técnico, obrigando à realização de mais uma réplica.
No fim, foi Sam The Kid – o anfitrião deste Red Bull FrancaMente – a declarar a vitória de Break0ut.
“Estou certo que este título vai abrir novas portas para a minha carreira.” – Break0ut
Seguiu-se um momento único onde todos os participantes tomaram o palco de assalto para rimarem em conjunto um hino de celebração.
A decisão do título foi entregue a um júri oficial composto por 9 Miller, Eva Rap Diva e Mundo Segundo, nomes bem conhecidos do rap de improviso.
O vencedor viaja em dezembro até ao Chile, como convidado de honra da Final Internacional do Red Bull Batalla 2021 – a competição que inspirou o Red Bull FrancaMente, que conta já com 15 edições à volta do mundo.
Vê ou revê a final da primeira edição portuguesa do Red Bull Francamente:
O conceito agora introduzido em Portugal começou por vingar com sucessivas edições em língua espanhola do Red Bull Batalla, que alcançaram um sucesso massivo à escala global. Já na primeira metade deste ano, conquistou os fãs brasileiros, culminando com uma final muito disputada, em julho passado. Agora foi a vez de Portugal dar continuidade a esta competição internacional em língua portuguesa.