Entre os dias 4 e 6 de outubro, a Atlântica – Instituto Universitário será o ponto de encontro de especialistas e líderes na área aeroespacial, além de mais de 50 jovens entusiastas que participarão no NASA Space Apps Challenge. Pela primeira vez, a Atlântica será a “Local Leader” desta hackathon da NASA, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de outubro.
Além disso, a instituição promoverá a primeira edição das Jornadas Aeroespaciais. O evento, que terá início no dia 4 de outubro às 16h00, contará com a presença de personalidades notáveis como Ana Pires, investigadora do INESC TEC e astronauta análoga, e Fernando Carvalho Rodrigues, reconhecido como o “pai” do satélite português, entre outros.
Como será o futuro da exploração espacial? Será possível colonizar a Lua ou Marte? E qual será o papel de Portugal nas futuras missões espaciais? Estas são algumas das questões que Ana Pires vai abordar no próximo dia 4 de outubro.
Ana Pires é investigadora do INESC TEC e a primeira mulher portuguesa a completar o programa de cientista astronauta do “Polar Suborbital Science in the Upper Mesosphere” do International Institute for Astronautical Sciences (IIAS), com o apoio da NASA Flight Opportunities.
Nesta “Mesa Redonda”, Ana Pires estará acompanhada por Cesar Sanchéz López. Ele é o vice-presidente executivo de Desenvolvimento Empresarial Estratégico da Europavia e trará uma perspetiva empresarial ao debate.
Agências espaciais portuguesa e espanhola juntas em debate de ideias
As Jornadas Aeroespaciais da Atlântica vão contar com a participação de figuras importantes do setor espacial. Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial de Portugal, e Cecilia Hernadéz, diretora de Programas e Indústria na Agência Espacial de Espanha, estarão presentes para debater as tendências, desafios e expectativas no investimento e desenvolvimento da investigação espacial em Portugal e Espanha.
“Pai” do satélite português participa em conferência
Fernando Carvalho Rodrigues, uma figura incontestável na área científica nacional, estará presente na primeira edição das Jornadas Aeroespaciais da Atlântica. Conhecido como o “pai” do satélite português devido ao seu papel crucial no lançamento do primeiro satélite português em 1993, Fernando Carvalho Rodrigues tem um currículo impressionante. Entre outras funções, foi diretor do Programa Ciência da NATO, em Bruxelas, e recebeu vários prémios e condecorações, incluindo o prémio Pfizer em 1977.
O evento contará também com a participação de Paulo Portas, ex vice-primeiro-ministro, que marcará presença na primeira conferência das Jornadas. Além disso, José Neves, presidente da AED Cluster Portugal, encerrará o dia com a sua intervenção. Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, fará a abertura do evento.
Atlântica acolhe hackathon da NASA pela primeira vez
Após as Jornadas Aeroespaciais, a Atlântica vai receber, pela primeira vez, o NASA International Space Apps Challenge nos dias 5 e 6 de outubro. Este evento, que ocorre simultaneamente em várias partes do mundo, é uma maratona internacional de desenvolvimento de aplicações. Vais encontrar estudantes, cientistas, engenheiros e artistas a trabalhar com dados abertos fornecidos pela NASA.
Durante o hackathon, os participantes terão a oportunidade de colaborar e criar soluções inovadoras para desafios reais, tanto na Terra como no espaço. Além disso, contarás com a mentoria de especialistas de diversas empresas do setor, que estarão disponíveis para orientar e apoiar as equipas ao longo do evento.
Se estás interessado em tecnologia, ciência ou simplesmente em resolver problemas complexos, podes inscrever-te ou consultar mais informação, aqui.