Foi hoje apresentado o primeiro grande evento internacional de eSports a realizar em Portugal, o MOCHE XL ESPORTS by Huawei, que irá realizar-se nos próximos dias 9 e 10 de junho, com uma audiência esperada de mais de 20 mil fãs, na Altice Arena, em Lisboa, e muitos mais através da internet, via Twitch, canal da RTP Arena.
Com o maior prize pool de sempre no nosso país, de 100 mil dólares, o evento irá contar com torneios nacionais e internacionais de League of Legends, CS:GO, FIFA, Clash Royale, entre outros.
Pedro Silveira, CEO da E2tech, empresa promotora do evento, recordou o inicio da aventura nos eSports, com a criação de uma pequena Lan Party em Palmela, para 70 pessoas, que rapidamente se tornou na maior Lan Party portuguesa, apoiada pelo MEO, a MEO XL PARTY, que reuniu mais de 1500 pessoas ligadas em rede no pavilhão da FIL. O sucesso do evento determinou uma maior aposta em competições iniciais de eSports, e a concretização da Lisboa Games Week, a maior feira portuguesa dos videojogos. O MOCHE XL ESPORTS by Huawei surge em 2018 após um convite do MOCHE, marca do Grupo Altice, na realização do maior evento nacional de eSports, trazendo ao público português o grande espetáculo dos eSports, com equipas nacionais e internacionais que jogam League of Legends, CS:GO, FIFA, Clash Royale, os mesmos jogos que os jovens jogam em casa contra os amigos e assistem via Internet, com audiências que muitas vezes superam os desportos tradicionais.
O MOCHE XL ESPORTS by Huawei pretende trazer ao público português “um grande evento de eSports internacional, não só para os jovens assistirem, mas também para participarem eles próprios neste grande evento”, refere Pedro Silveira, “com várias competições, onde será possível desafiar os melhores do mundo, jogar com os melhores jogadores portugueses, participar em vários torneios” e sem esquecer as áreas de entretenimento para a família.
Para além dos torneios, o MOCHE XL ESPORTS by Huawei contará também com estações de jogo gratuitas, um palco dedicado à comunidade gamer empreendedora, apresentação de equipas, startups e jovens criadores, conferências sobre eSports, lançamentos de videojogos, novas tecnologias e retrogaming, além dos youtubers e streamers mais conhecidos da atualidade.
Jorge Aguiar, diretor de marketing e comunicação da Mercedes-Benz, anunciou o patrocínio da marca na Mercedes-Benz Master League Portugal CS:GO, um torneio nacional que apurará a equipa que irá representar Portugal na Mercedes-Benz CS:GO Cup, a final internacional que decorrerá durante o MOCHE XL ESPORTS by Huawei.
O MOCHE, marca do Grupo Altice líder no segmento jovem em Portugal, depois de criar o MOCHE LEGEND, o primeiro tarifário com oferta para gamers e de coproduzir as duas maiores Ligas Nacionais de ESPORTS: MOCHE LPLOL (Liga Portuguesa de League of Legends) e MOCHE LPGO (Liga Portuguesa de CS:GO), assume o name sponsoring do maior evento de eSports alguma vez realizado em Portugal.
Gonçalo Reis, presidente executivo da RTP, refere que o patrocínio da estação pública “vem ao encontro da cultura da empresa, uma abertura ao risco que aposta em formatos experimentais, como já tinha acontecido com o surgimento do Surf em Portugal, onde a RTP foi o operador de televisão que mais cedo apostou nesse desporto, e que a partir daí fomentou uma série de parceiros, um ecossistema”, que pretende replicar nos eSports, como patamar adicional, atraindo outros parceiros.
Ricardo “Fox” Pacheco, o jogador português mais condecorado dos eSports nacionais, também esteve presente na apresentação do evento, revelando o que é estar do lado de quem joga um grande evento internacional. Salientou a preparação para um main event como algo muito parecido com o futebol, onde existem conferências de imprensa, conversas com psicólogos, treinadores e massagistas. Em relação ao MOCHE XL ESPORTS by Huawei, Fox avalia a iniciativa como muito importante e que “pode ser o inicio de um futuro nos eSports em Portugal, que estamos a precisar”, e que tudo depende dos apoios. Refere ainda que o prize money de um evento é factor importante para atrair equipas e jogadores internacionais, e que o MOCHE XL ESPORTS by Huawei é “um inicio que certamente já vai chamar muitas equipas estrangeiras”. Fox ainda confidenciou que irá fazer parte de uma equipa que participará no torneio de CS:GO.
O gigante chinês Huawei, fabricante de smartphones, representado por Chris Lu, CEO da Huawei Portugal, referiu que o gaming sempre foi o um motor para o desenvolvimento e inovação de hardware e software e todos os componentes que fizeram evoluir os computadores desktop, portáteis e mais recentemente os telemóveis. Sendo a Huawei pioneira na inovação tecnológica, referindo-se ao novo telemóvel Huawei P20, como exemplo do primeiro smartphone com inteligência artificial, e as suas características de topo capazes de responder ao jogadores mais exigentes. É neste sentido a participação da Huawei como patrocinador do torneio de Clash Royale, onde será criado um ambiente de gaming para dar a oportunidade a todos os fãs experimentarem o Huawei P20 durante o evento.
Alexandre Fonseca, CEO da Altice, refere o gaming como uma industria onde “mais de 4 milhões de pessoas jogam regularmente no seu PC, tablet e smartphone, uma industria essa que nos leva a estar convictos que fizemos a aposta certa em estar presente neste evento e de apoiarmos o maior evento jamais realizado em Portugal de esports, sendo para nós um orgulho estarmos presentes”. Salienta ainda que “é fundamental que Altice Arena, que vai receber um conjunto de gamers de vários países de todo o mundo, seja capaz de estar à altura do ponto de vista tecnológico daquilo que são os requisitos desta comunidade”, nomeadamente a sua cobertura wi-fi de alta densidade, que permite muitas dezenas de milhares de acessos em simultâneo, “uma instalação que foi feita para a Web Summit e que será factor determinante e de sucesso para garantirmos que todos os craques do gaming vão estar bem servidos e que tenham uma experiência única das nossas infraestruturas, e neste caso do wi-fi.”
Em relação a alguma preocupação subjacente na sociedade no que respeita ao uso dos videojogos pelas crianças e jovens, e que podem ser vistos como uma recessão no processo pedagógico, Alexandre Fonseca citou o psicólogo Dr. Eduardo Sá que diz que “os tablets e os jogos de computador, são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento das crianças, competindo aos pais serem capazes de moderar a utilização dessas ferramentas, e é por isso que a Altice acredita que estas iniciativas são fundamentais para dotar os jovens com competências como o trabalho em equipa, competitividade, a amizade, o social e o fairplay”.
A apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei terminou com um convite a todos os interessados, fãs de videojogos e jogadores a estarem presentes nos dias 9 e 10 de junho no Altice Arena.
Os bilhetes de acesso ao evento já estão disponíveis nas lojas MEO, meo.pt e na BlueTicket.