Já conhecemos mais detalhes dos novos títulos da saga Pokémon. Com data de lançamento marcada para o dia 15 de novembro de 2019, em exclusivo para a Nintendo Switch, Pokémon Sword e Pokémon Shield vão contar com várias novidades na jogabilidade, entre elas as novas Max Raid Battles e a compatibilidade dos jogos com o Poké Ball Plus, e ainda um conjunto de líderes de ginásio totalmente novos.
Nova Área Selvagem
A Área Selvagem, uma vasta extensão de terra na região de Galar, é o habitat natural de uma grande variedade de Pokémon. Ao explorar a Área Selvagem, os treinadores vão encontrar poderosos Pokémon selvagens que estão constantemente alerta. Os tipos de Pokémon que vão aparecer, bem como as condições do campo de batalha, podem ser afetados pelo estado do tempo. Por exemplo, um Treinador que entre numa batalha durante uma tempestade, verá crescer o poder dos seus movimentos aquáticos e elétricos.
Max Raid Battles
As novas Max Raid Battles ocorrem em Pokémon Sword e Pokémon Shield quando quatro jogadores unem forças para defrontar um Pokémon Dynamax selvagem. Os Treinadores podem encontrar outros jogadores que queiram participar numa Max Raid Battle através de uma notificação no seu Y-Comm, uma nova funcionalidade dos jogos Pokémon Sword e Pokémon Shield. No ecrã Y-Comm, os jogadores podem também trocar Pokémon e participar em Link Battles através da Internet ou de uma ligação local.
Ao tornarem-se Dynamax – um fenómeno exclusivo da região de Galar – os Pokémon crescem até atingirem proporções gigantescas e ganham um enorme poder. Os Treinadores podem encontrar diferentes espécies de Pokémon Dynamax, com diferentes forças, ao investigar os Pokémon Dens localizados por toda a Área Selvagem. Na batalha, estes poderosos Pokémon Dynamax selvagens vão poder utilizar vários movimentos numa única ronda, neutralizar habilidades dos Pokémon, ou mesmo eliminar todas as alterações implementadas nas estatísticas.
Os Pokémon Dynamax selvagens também podem criar barreiras misteriosas que impedem quase todos os danos. Para conseguir provocar danos a um Pokémon escondido atrás de uma destas barreiras, os Treinadores terão de derrubá-la através de ataques sucessivos. Quando o seu Pokémon é eliminado numa Max Raid Battle, o jogador pode continuar a apoiar outros Treinadores torcendo por eles. Se um Treinador sair vitorioso de uma Max Raid Battle, todos os Treinadores participantes terão a oportunidade de apanhar o Pokémon Dynamax derrotado e poderão ser recompensados com diversos itens úteis.
Nessa, a líder de ginásio aquática
Os Pokémon Gyms ou Ginásios Pokémon, estão situados por toda a região de Galar e atraem Treinadores especialistas em tipos específicos de Pokémon. Para se tornar no Campeão, o jogador terá de vencer os melhores Treinadores nos Pokémon Gyms, também conhecidos como Gym Leaders ou Líderes de Ginásio.
Em Pokémon Sword e Pokémon Shield, os Treinadores vão poder encontrar Nessa, uma Gym Leader especialista em Pokémon aquáticos (Water-Type). A sua atitude tranquila e controlada esconde um espírito competitivo e indomável, que se tornará evidente quando esmagar os seus adversários com poderosos movimentos de água.
Compatibilidade com Poké Ball Plus
Ao sincronizar o Poké Ball Plus com os jogos Pokémon Sword ou Pokémon Shield, o Treinador vai poder transferir os seus Pokémon favoritos para o dispositivo, e levá-los a passear no mundo real.
Durante este processo, o Poké Ball Plus vai iluminar-se, vibrar e, por vezes, até será possível ouvir os seus Pokémon a gritar. Um Poké Ball Plus recém-adquirido irá conter o Pokémon Lendário Mew. Se o jogador ligar um novo Poké Ball Plus ao Pokémon Sword ou Pokémon Shield vai poder receber o Mew no seu jogo.
Ao contrário dos jogos Pokémon: Let’s Go, Pikachu! e Pokémon: Let’s Go, Eevee!, o Poké Ball Plus não poderá ser utilizado como um comando em Pokémon Sword e Pokémon Shield.