Portugal vai receber pela primeira vez a uma etapa do BLAST Pro Series, um torneio de Esports jogado em Counter-Strike: Global Offensive com um prize pool de 250 mil dólares.
A competição vai decorrer nos dias 14 e 15 de dezembro na Altice Arena, em Lisboa, e vai trazer ao nosso país seis das melhores equipas do mundo em CS:GO, e jogadores como Gabriel ‘FalleN’ Toledo dos MIBR, Nicolai ‘device’ Reedtz dos Astralis e Nikola ‘NiKo’ Kovac dos FaZe Clan.
O BLAST Pro Series é uma série mundial de torneios de Counter-Strike ao vivo, com as melhores equipas do mundo a competirem num formato rápido e emocionante. A estrutura deste torneio resulta na seguinte configuração:
- Fase de Grupos:
- Formato Round-Robin onde todas as equipas se enfrentam entre si
- Todos os jogos são decididos por uma partida (Bo1: Best of One)
- Primeiras 2 equipas passam para a Grande Final
- Grande Final:
- Jogo decido ao melhor de três partidas (Bo3: Best of Three)
- BLAST Pro Standoff:
- O BLAST Pro Standoff é um torneio bónus de exibição, com cinco duelos de pontaria 1v1.
- A equipa que terminar em 3º lugar escolhe o seu adversário de entre as equipas não apuradas.
- A equipa vencedora do BLAST Pro Standoffs recebe 20 mil dólares.
A equipa vencedora do torneio irá receber um prémio monetário de 125 mil dólares, enquanto a segunda classificada recebe 50 mil dólares, e a terceira um prémio de 25 mil dólares. As restantes equipas, do 4º ao 6º lugar, recebem 15 mil, 10 mil e 5 mil dólares respetivamente.
A série foi criada de forma a maximizar a experiência ao vivo, assim como os formatos de transmissão para televisão e pela Internet, e experiência de visualização, oferecendo um ambiente verdadeiramente envolvente.
O primeiro torneio foi lançado em Copenhaga em 2017 e quebrou todos os recordes de audiências na televisão nacional dinamarquesa, a DR3, ultrapassando os Jogos Olímpicos, os X Games e o Festival da Eurovisão.
Para o BLAST Pro Series: Lisbon 2018 estão já confirmadas 5 das 6 equipas que vão lutar pelo primeiro prémio. Entre elas, vão estar presentes quatro elementos dos MIBR que este ano já marcaram presença na Altice Arena, vencendo o Moche XL Esports em representação dos SK Gaming.
Equipas confirmadas:
- Astralis – Atuais nº 1 da tabela mundial de vencedores.
- NiP – Equipa sueca de Counter-Strike, uma das maiores marcas de desportos eletrónicos.
- FaZe Clan – Equipa internacional de Counter-Strike.
- Cloud9 – Uma das maiores marcas de esports e vencedores do Major de janeiro.
- MIBR – Equipa brasileira, vencedores do primeiro BLAST Pro Series e finalistas do torneio de Istambul.
A sexta e última equipa ainda está por confirmar e será anunciada em breve.
O torneio será jogado nos dias 14 e 15 de dezembro na Altice Arena, com a final a ser jogada no último dia. Os bilhetes para o evento estão à venda a partir de hoje na Blue Ticket.
O programa irá também incluir jogos bónus e entretenimento extra no decorrer do evento, para uma experiência inesquecível para jogadores e novos adeptos de desportos eletrónicos.
Depois de Lisboa, o evento internacional vai seguir viagem pelo mundo. Em março estará no Brasil, em São Paulo, rumando depois a norte, para Miami, nos EUA em abril, e de volta ao continente europeu em maio, em Madrid, Espanha.