O Vodafone Rally de Portugal 2025 prepara-se para receber 95 equipas entre os dias 15 e 18 de maio. Esta será a edição mais concorrida do ano no WRC, com a participação de 12 carros da categoria principal, Rally1, e 55 da categoria Rally2. O evento promete quatro dias de competição intensa nas 24 classificativas que atravessam o Centro e o Norte do país, atraindo milhares de espetadores.
Presença Portuguesa em Destaque
Pela primeira vez desde 2012, um piloto português, Diogo Salvi, estará ao volante de um carro da categoria Rally1, o Ford Puma Rally1, integrado na equipa M-Sport. No total, 13 pilotos portugueses compõem uma lista de inscritos que supera as de outros ralis icónicos, como Monte Carlo e Safari.
Principais Equipas e Nomes de Elite
As maiores formações do WRC alinham-se em peso. A Toyota, campeã do mundo, leva quatro GR Yaris Rally1, liderados por Elfyn Evans, Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta. Já a Hyundai aposta nos seus três i20 N Rally1 conduzidos por Thierry Neuville, Ott Tänak e Adrien Fourmaux. A equipa britânica M-Sport Ford também estará presente com vários Ford Puma Rally1. Além dos pilotos oficiais Grégoire Munster e Josh McErlean, vão estar ao volante dos Ford Puma Rally1 o letão Mārtiņš Sesks, incluindo o estreante Diogo Salvi.
No WRC2, competição ainda mais renhida, 56 pilotos marcam presença, entre eles nomes de peso como Oliver Solberg, Gus Greensmith e Dani Sordo. Também os principais pilotos nacionais, como Armindo Araújo e Ricardo Teodósio, estarão a lutar por vitórias.
Prova com Três Etapas e Novidades
O rali contará com três etapas e 24 provas especiais de classificação, totalizando 344,5 km cronometrados. A primeira etapa, a mais longa, traz novidades nos troços de Águeda/Sever do Vouga e Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha. O percurso regressa ainda a Vieira do Minho na segunda etapa. Antes da competição oficial, os pilotos terão o tradicional Shakedown em Baltar para ajustes finais.
Esta edição promete ser memorável, com um conjunto de pilotos e equipas que vai elevar a fasquia da competição. Organizado pelo Automóvel Club de Portugal, o Vodafone Rally de Portugal mantém-se como um marco imperdível no calendário do WRC.