A startup edutech Intuitivo, com sede no Porto, sagrou-se vencedora da competição PITCH da Web Summit de 2024, com o CEO João Guimarães a receber o troféu no palco principal. A vitória foi decidida pelos jurados Katelin Holloway (parceira fundadora da Seven Seven Six), Edith Yeung (parceira geral da Race Capital) e Zach Coelius (fundador da Coelius Capital).
Na final, a Intuitivo superou a GovGPT, uma startup de segurança e IA, e a Scoutz, uma startup de tecnologia desportiva, ambas dos Estados Unidos. No total, 105 startups competiram nas rondas preliminares ao longo dos três dias do evento.
A Intuitivo é uma plataforma digital de avaliação integrada, já utilizada por mais de 35.000 professores e 300.000 alunos.
João Guimarães, cofundador e CEO da Intuitivo:
“A Intuitivo aumenta a produtividade dos professores ao reduzir o tempo despendido em tarefas repetitivas, criando e classificando automaticamente todos os tipos de avaliações.”
Comentando sobre a experiência na competição PITCH, João Guimarães afirmou: “Estamos sempre nervosos ao apresentar, mas é uma experiência fantástica. O facto de termos chegado à final significa que estamos a ganhar muita visibilidade. Para nós, aparecer nas notícias é incrível. Conhecemos muitos outros cofundadores de todo o mundo e alguns jurados impressionantes. Estar com outras pessoas do ecossistema é a melhor parte da Web Summit. Estamos a criar algo impactante que está realmente a fazer a diferença no mundo.”
A Intuitivo estima que há 85 milhões de professores no mundo, que dedicam 46% do seu tempo a ensinar e passam 1,5 meses por ano a criar e a classificar avaliações. A plataforma da Intuitivo promete poupar 40% do tempo de classificação. A startup conta com o apoio da Techstars, CORE Angels Lisbon e Demium para impulsionar o seu crescimento no mercado de software de avaliação, avaliado em 5 mil milhões de dólares.