A Web Summit revelou o número de participantes que rumam até ao Parque das Nações, em Lisboa para a 15ª edição da maior conferência sobre tecnologia do mundo. O número chegou aos 71.528 participantes esta semana, incluindo CEOs, startups, investidores, delegações comerciais, media e outros. O evento esgotado conta com mais de 3.000 empresas expositoras, com a indústria de IA a emergir como a mais representada.
Principais Destaques
O evento de 2024 conta com 71.528 participantes de 153 países. 3.050 empresas expositoras, com 1.066 investidores, 953 oradores e 2.005 meios de comunicação presentes. Mais de 44% das startups são fundadas por mulheres, a maior percentagem até hoje. As mulheres representam também 42% dos participantes e 37% dos oradores. Os parceiros expositores incluem IBM, Adobe, Meta, Huawei, SAP, DELL, Qualcomm, VISA, American Express, Niantic, Pitchbook, EDP e KPMG.
Milhares de novos encontros comunitários estão a acontecer, permitindo que os participantes encontrem novas comunidades num evento maior do que nunca. 62 delegações comerciais de 36 países estarão presentes, com a maior representação da Alemanha e do Brasil. A noite de abertura contou com a presença do ícone da música e moda Pharrell Williams, discutindo a fusão entre comércio e criatividade, e a cofundadora da Twelve, Etosha Cave, a falar sobre como criar combustível a partir de CO2 e água. A Web Summit 2024 destaca-se por promover mais de 3.050 empresas expositoras, 44% das quais fundadas por mulheres, a maior representação até à data.
Conexões e Comunidades Significativas
Este ano, a Web Summit está a utilizar o seu software proprietário Summit Engine para organizar 250 encontros ao longo do evento, realizado na MEO Arena e em vários locais de Lisboa. Todos os participantes, desde CEOs e fundadores até aos meios de comunicação e investidores, serão convidados para novos encontros comunitários alinhados com os seus interesses e trajetórias. Seja para artistas que utilizam tecnologia de forma inovadora, entusiastas de tecnologia espacial, empreendedores a partilhar livros que amam, ou grupos a confrontar a síndrome do impostor, cada encontro ajuda os participantes a encontrar conexões que mais ressoam com eles.
Exemplos de encontros no evento incluem “CleanTech Meetup”, “FashionTech Meetup”, “Women in Tech Connections”, “Tech in Education” e muitos mais. Após o horário de exposição, os participantes podem juntar-se a grupos adicionais, como o “Robotics Mixer” e “Music Tech Innovators” no Bairro Alto, ou o “FinTech Mixer” no Príncipe Real.
Inovação e Networking
Paddy Cosgrave, CEO e fundador da Web Summit, destaca o crescimento do evento:
“A Web Summit continua a crescer a cada ano, e com um recorde de 3.000 empresas expositoras, incluindo parceiros como Meta, Adobe e milhares de startups em fase inicial, estamos entusiasmados ao ver o apetite por inovação na Web Summit atingir um ponto alto. Com esta maior procura, fizemos um esforço concertado para aumentar as comunidades e adicionar espaços de networking. A nossa equipa de engenharia, produto e comunidade está a organizar mais de centenas de encontros ao longo do evento e Night Summit para que não saias da Web Summit tendo conhecido apenas algumas pessoas, mas sim fazendo parte de algo maior, multidimensional, mais enriquecedor e mais significativo.”
Parceiros e Startups
3.050 empresas estiveram presentes no evento, incluindo IBM, Adobe, Meta, Huawei, SAP, DELL, Qualcomm, VISA, American Express, Niantic, Pitchbook, EDP e KPMG, juntamente com milhares de startups em fase inicial.
A Web Summit acolheu até 62 delegações comerciais de 36 países, destacando algumas das startups mais inovadoras do mundo. Entre os países representados estiveram Ucrânia, Alemanha, Brasil, Portugal, Países Baixos, Qatar, Cabo Verde, Bélgica, Hong Kong, França, Lituânia, Espanha, Taiwan, Chile, Polónia, Áustria, Turquia, Moldávia, Itália, Bulgária, Finlândia, Emirados Árabes Unidos, Grécia, Luxemburgo, Geórgia, Egito, Malta e Angola, entre outros.
45 parceiros comunitários, incluindo Djassi Africa, a Fundação Aga Khan e a National Organization for Women, participaram nesta edição da Web Summit, com vários a organizar atividades durante o evento. Por exemplo, Djassi Africa organizou um mixer AfroTech para conectar fundadores africanos, líderes e investidores, e o Projeto Lisboa organizou um encontro para Empreendedores Imigrantes em Portugal na Web Summit.
Indústria de IA em Destaque
Das 3.050 empresas expositoras, a inteligência artificial (IA) emergiu como a indústria mais representada, com um aumento de 16% na presença. Um recente relatório da Web Summit em parceria com o Crunchbase revela que as startups de IA que participaram no evento do ano passado arrecadaram coletivamente 72,6 milhões de dólares, sublinhando o impulso contínuo da IA.
Dados recentes da PitchBook, que alimentou o Investor Lounge deste ano e conduziu inquéritos regulares a investidores para a Web Summit, mostrando que 43% dos investidores acreditam que a IA e o machine learning serão as tecnologias mais disruptivas nos próximos 5 a 10 anos. Apesar do aumento das taxas de juro e dos impactos das eleições, 39% dos investidores inquiridos relatam não ter havido uma desaceleração no seu ritmo de investimento, destacando a adaptabilidade da comunidade de venture capital.
Investidores
1.066 investidores – um aumento em relação aos 906 de 2023 – de 58 países, com um total de 14,7 trilhões de dólares em ativos sob gestão (AUM), segundo a PitchBook. Entre os investidores estiveam fundos soberanos como o Qatar Investment Fund, Oman Investment Fund e Mubadala Investment Company, bem como VCs como Khosla Ventures, B Capital, 500 Global, Northzone e Seven Seven Six. Os investidores conectaram-se com o maior pool de startups em fase inicial do mundo e participaram em milhares de reuniões entre investidores e startups, além de sessões de mentoria.
De acordo com a PitchBook, 19,3% do valor total das transações de venture capital global, 25% do valor das transações de venture capital europeias e 23,6% do valor das transações de venture capital dos EUA foram representados pelos participantes da Web Summit 2024.
Oradores e Media
953 oradores discursaram ao longo dos quatro dias de evento, incluindo Pharrell Williams, artista vencedor de GRAMMY, Rúben Dias, jogador do Manchester City e da seleção portuguesa, Brad Smith, Presidente e Vice-Presidente da Microsoft, Lidiane Jones, CEO da Bumble, Carmelo Anthony, estrela da NBA, e Kuo Zhang, Presidente da Alibaba.com. 2.005 membros dos media de 76 países irão recolher insights e reportar as últimas notícias relacionadas com IA, capital de risco, regulação e o impacto dos resultados das eleições nos EUA. Este ano, a Web Summit fez parceria com 18 organizações de media, incluindo The Washington Post, CNBC, Fortune, FAST Company, Euronews, Al Jazeera e O Globo.
Mulheres na Tecnologia
A Web Summit registou um aumento notável nas startups fundadas por mulheres, atingindo 1.261 este ano – 44,5% do total, em comparação com 29% em 2023. As mulheres representam agora 42% de todos os participantes, aproximando-se da paridade de género. No entanto, o equilíbrio geral de género no evento diminuiu ligeiramente, após um pico em 2021, quando as mulheres representaram 50,5% dos participantes, marcando a primeira vez em que superaram os homens.