O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa realizada no recinto do festival, com a presença de Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, e Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa. A mudança do Rock in Rio Lisboa para o Parque Tejo é agora considerada definitiva. A decisão vem ao encontro da aprovação do público, que desde o primeiro fim de semana demonstrou preferência pela nova casa do festival.
Um estudo revelou que 70% dos inquiridos consideraram a mudança para o novo recinto uma melhoria.
O estudo foi realizado pela Multidados e envolveu 1200 participantes, com margem de erro de 3,99% e grau de confiança de 95%.
A edição de 2024 do Rock in Rio Lisboa, que marcou os 20 anos do festival na cidade, entrou para a história! Entre 15 e 23 de junho, mais de 300 mil pessoas assistiram aos concertos nos 4 dias do evento, que contou com 5 palcos e 48 horas de música e entretenimento para todas as idades.
Para além do público que inaugurou a nova casa do festival, o sucesso da edição de 20 anos contou com o trabalho de mais de 350 empresas e 14.500 credenciados.
Por um Mundo Melhor
- Foram produzidos 500 mil copos reutilizáveis, evitando a geração de 10 toneladas de resíduos.
- Com a operação de Mobilidade houve uma redução em 30% da pegada carbónica associada às deslocações do público para um evento desta magnitude. Os shuttles da Carris garantiram o transporte de aproximadamente 30 mil pessoas por dia, ligando a Gare do Oriente ao Parque Tejo.
- A utilização de geradores mais eficientes possibilitou uma redução de 80% nas emissões de consumo de gasóleo e uma diminuição de 15% no uso de gasóleo pelos geradores, mesmo com um acréscimo de 30.000 m² na Cidade do Rock, em comparação com a área da Bela Vista.
Cobertura no Primeiro Fim de Semana
Nos dias 15 e 16 de junho, o Rock in Rio Lisboa teve lotação esgotada, com 160 mil pessoas, mas muitas mais foram impactadas pelo festival através de vários canais:
- Mais de 4,7 milhões de pessoas em TV;
- Mais de 4 milhões de pessoas em rádio;
- Mais de 18 milhões de impressões nos conteúdos multiplataforma – trending topic nas redes sociais;
- Mais de 2.000 notícias – Mais de 30 mil horas de visualizações de live streaming.
O que dizem os Artistas
Público e Imprensa Internacional
Mais de 106 países estão representados nesta 10ª edição do Rock in Rio Lisboa, com os principais mercados incluindo Espanha, Reino Unido, França, Suíça, Alemanha e Brasil. Além do público, a imprensa internacional também marcou presença, com meios de comunicação de países como Espanha, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Itália
Impacto no Brasil
- Mais de R$ 50 milhões calculados em media espontânea e paga.
- 3.177 notícias produzidas sobre o Rock in Rio Lisboa.