A celebração dos 20 anos do Rock in Rio em Portugal começou com um primeiro fim de semana de sucesso. A nova Cidade do Rock, com lotação esgotada, acolheu 160 mil fãs que marcaram presença para uma edição que ficará na história do festival, da cidade de Lisboa e na memória de todos os participantes que vivenciaram momentos únicos e inesquecíveis.
Sábado, 15 de junho
O primeiro dia foi dedicado ao rock com uma programação repleta de grandes nomes nacionais e internacionais e 80 mil fãs que não quiseram perder a energia e a emoção de um evento que celebra a paixão pela música.
Os Xutos & Pontapés e a Orquestra Filarmónica Portuguesa deram o mote entoando “À Minha Maneira” e “Casinha”. Os Extreme regressaram a Portugal, emocionando com “More Than Words” e um tributo à bandeira nacional. Evanescence e Scorpions conquistaram o público com clássicos como “My Immortal” e “Bring Me Back to Life”, provando que a música une gerações.
O festival celebrou 20 anos em Portugal com um espetacular show de vídeo mapping piromusical e iluminação.
No Palco Galp, Europe fez a plateia vibrar com “The Final Countdown”, enquanto os Hybrid Theory, acompanhados por Diogo Piçarra, anunciaram um futuro espetáculo no Meo Arena em 2025.
No Palco Tejo, Peste & Sida deram o pontapé de saída, seguidos pela estreia dos Blind Zero no festival. The Legendary Tigerman encerrou com êxitos como “Motorcycle Boy”.
O Super Bock Digital Stage foi palco de estreias e humor com Soraia Tavares apresentando seu álbum “A Culpa É Da Lua” e Dário Guerreiro a fazer rir a plateia. Eduardo Madeira e Filipe Homem Fonseca animaram o público com Cebola Mol.
Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio:
“Hoje houve Rock, e foi no Rio – foi um primeiro dia em grande! E amanhã vai ser outro dia cheio de emoções. Estamos mesmo muito orgulhosos em poder afirmar que o primeiro fim de semana desta edição especial está completamente esgotado!”
Domingo, 16 de junho
O segundo dia do Rock in Rio Lisboa, 16 de junho, foi marcado pelo regresso triunfal de Ed Sheeran ao Palco Mundo, dez anos após sua última apresentação no festival. Com a guitarra em mãos, o artista britânico encantou mais de 80 mil pessoas com hits como “Castle On The Hill”, “Shivers” e “Give Me Love”. Entre os espectadores, encontrava-se o próprio Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Emocionado, Calum Scott foi ovacionado no fim do seu concerto, com a plateia cantando em uníssono “You Are The Reason” e “Dancing On My Own”. Jão fez todos dançarem ao som de “Idiota” e não perdeu a oportunidade de comer um pastel de nata em palco. Fernando Daniel partilhou o palco com Lukas Graham para uma versão conjunta de “Love Someone”.
No Palco Galp, Jake Bugg recordou o sucesso “All I Need”, enquanto Carolina de Deus criou uma conexão íntima com os fãs. A noite culminou com Diego Miranda levando todos ao delírio com a nova versão remix de “Ibiza for Dreams”, em colaboração com Liliana Almeida.
O Palco Tejo vibrou com os ritmos africanos de Neyna, que trouxe convidados como Yasmine, Kevin e Mc Acondize. Seguiu-se o fenómeno Iñigo Quintero, com o hit “Si no estas” emocionando-se no final da música com a energia do público, e Lauren Spencer Smith conquistou corações com as suas canções autobiográficas de amores e desamores. Capitão Fausto encerrou a noite com o seu groove característico.
O Super Bock Digital Stage foi palco de estreias e encontros memoráveis. Ana Garcia Martins e David Cristina apresentaram o podcast Não És Tu, Sou Eu pela primeira vez ao vivo. José Cid brilhou no SAPO Half Time Show, que também contou com Pedro Gonçalves e Miguel Angelo. Os Insert Coin encerraram o dia com um DJ set animado.
– Os dois primeiros dias do Rock in Rio Lisboa tiveram lotação esgotada, com 80 mil pessoas no dia 15 e outras 80 mil no dia 16.
– Este primeiro fim de semana do festival gerou mais de 400 conteúdos e alcançou mais de 10 milhões de impressões nas redes sociais do evento.
– O Rock in Rio Lisboa 2024 conta com 12 horas de festa diárias, no Parque Tejo Lisboa.