Rock in Rio Lisboa 2024 | Tech Rock’s Experience
Rock in Rio Lisboa 2024 | Tech Rock’s Experience

A festa do vigésimo aniversário do Rock in Rio Lisboa promete ser memorável, e este ano, a inovação é a palavra de ordem com o Tech Rock’s Experience. A Cidade do Rock está a ser reimaginada para o futuro, e tu estás convidado a fazer parte desta evolução. Ao descarregar a App do Rock in Rio Lisboa no teu dispositivo móvel, vais entrar num mundo onde a experiência do festival é ampliada pela tecnologia.

A tecnologia de ponta do Tech Rock’s Experience funde o virtual com o real, permitindo-te, por exemplo, navegar pelo recinto do festival com facilidade, graças a informações úteis e conteúdos exclusivos ao alcance dos teus dedos. A inteligência artificial entra em cena para te permitir editar e partilhar conteúdos nas redes sociais em tempo real. Além disso, poderás ainda resgatar ofertas e recompensas das marcas presentes, tudo através da magia da realidade aumentada. Prepara-te para uma experiência imersiva como nunca viste no Rock in Rio Lisboa!

Ler também

A 10ª edição do festival realiza-se nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, com uma nova Cidade do Rock numa nova localização – Parque Tejo Lisboa. Serão 12 horas de muita música, com show inédito diário de som, luz e fogo de artifício para celebrarmos os 20 anos em Lisboa.

Rock in Rio Lisboa
Tech Rock’s Experience

O panorama inovador de Lisboa, agora reconhecido como a Capital da Inovação da Europa, pela Comissão Europeia, serve de inspiração para o Tech Rock´s Experience. Este projeto, com idealização e curadoria da Liquid Innovation CO, em parceria com a Unicorn Factory Lisboa, a Startup Lisboa, a Startup Braga, a Startup Leiria, a ABS, a Abstrato e a Innoscience, está a transformar o Rock in Rio Lisboa num epicentro de soluções disruptivas.

Ao longo dos quatro dias de festa, algumas start-ups vão apresentar as suas ideias inovadoras que prometem enriquecer tanto a tua experiência como a dos parceiros do festival. Estamos a falar de uma verdadeira simbiose entre música, tecnologia e inovação, onde cada momento é uma oportunidade para explorar o futuro do entretenimento.

Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio:

“Temos sempre o objetivo de nos superarmos edição após edição. Neste ano de celebração, vamos novamente piscar o olho à inovação, e moldar o futuro dos eventos através do lançamento do Tech Rocks Experience. Este é um grande passo na construção da nossa Cidade do Rock do Futuro!”

O Tech Rock’s Experience assenta sobre um conjunto de oito soluções tecnológicas. Entre elas, destacam-se a inteligência artificial, a realidade aumentada e virtual, a sensorização avançada, o streaming de última geração e iniciativas sustentáveis. O propósito destas inovações é duplo: por um lado, proporcionar uma experiência sem precedentes aos visitantes e, por outro, criar uma ponte de ligação entre o público e as marcas que dão vida ao festival.

Luís Soares, Head of Marketing do Rock in Rio Lisboa:

“Depois de 20 anos em Portugal, o desafio continua a ser entregar uma experiência melhorada para todos os nossos visitantes e parceiros. As novas tecnologias são o elemento chave para que o Rock in Rio inove acima do padrão da indústria e continue a crescer na mente e nos corações de todas as gerações.”

A cada dia de festival, as start-ups selecionadas terão potencial para alcançar diariamente 80 mil visitantes. Entre elas, estão:

  • Virtual.Town – através de realidade virtual, qualquer pessoa poderá ver e visitar o Not So Secret Backstage, bem como adicionar esculturas virtuais 3D gigantes dos seus artistas preferidos na própria galeria, ao scanear um QR code;
  • Alfa Lupo – através de realidade aumentada e geolocalização, será possível orientar a circulação e aceder a conteúdos exclusivos dentro do recinto do Rock in Rio Lisboa, bem como encontrar informações úteis e até marcar um ponto para encontrar amigos;
  • KatchIt – através de realidade aumentada, será possível participar num jogo de caça ao tesouro, resgatar ofertas e recompensas de marcas presentes no festival;
  • Framedrop.ai – através de inteligência artificial, qualquer pessoa poderá editar conteúdos em tempo real para publicar nas redes sociais, em qualquer formato;
  • Mantis.ai – com uma análise por inteligência artificial, as marcas presentes no recinto do festival poderão medir o seu nível de interatividade com os visitantes através de clipes e relatórios personalizados com insights de engagement e impacto das suas ativações;
  • Pluggable – através de inteligência artificial e da leitura dos dados biométricos não invasivos, os visitantes que dançarem, pularem e se divertirem irão ser premiados;
  • Neroes – diretamente do Super Bock Digital Stage e através de inteligência artificial, sensorização e neurociência, os visitantes poderão testemunhar o poder da mente a mover um carro, apenas com o pensamento, em menos de 5 minutos, em performances e batalhas cerebrais em palco;
  • WindCredible – haverá uma estação de energia gerada por turbinas eólicas a alimentar um ponto exclusivo de carregamento sustentável de telemóveis.

Rock in Rio Lisboa 2024 | Tech Rock’s Experience

Instala a aplicação do Rock in Rio Lisboa no teu dispositivo móvel e escolhe as experiências que queres viver. Este é o teu passaporte para o mundo das inovações que aguardam por ti no festival.

Diferente das feiras convencionais, onde start-ups apresentam demos e recebem visitantes para pitches, o Rock in Rio Lisboa proporciona uma dinâmica única: aqui, oito empresas visionárias não só demonstram, mas operam os seus negócios ao vivo. Vais poder interagir com elas, enquanto elas colhem feedback instantâneo, aprendem com dados de usabilidade genuínos e estabelecem conexões valiosas com o ecossistema de parceiros do festival.

Rock in Rio Lisboa 2024 | Tech Rock’s Experience

Egon Barbosa, Founder e CEO da Liquid Innovation Co.:

“Há muito que refletimos sobre como subir alguns degraus no formato de leverage que o ecossistema pode fazer pelas start-ups, big techs e marcas que querem conectar com a inovação disruptiva. O Tech Rock’s Experience é um programa que coloca o utilizador e as marcas dentro da mesma equação, num verdadeiro proof of concept de proporções gigantescas, saindo do padrão expositivo, mas promovendo a experiência real.”

Nuno Agonia, YouTuber de tecnologia, assumirá o papel de embaixador da Tech Rock’s Experience, oferecendo aos participantes conselhos essenciais para tirarem o máximo partido das inovações tecnológicas presentes no local do evento.

Existe também a possibilidade para entidades tecnológicas ou marcas interessadas em fazer parte deste projeto pioneiro no Rock in Rio Lisboa. Para isso, devem estabelecer uma parceria com a Tech Rock’s Experience, proporcionando valor acrescentado aos seus consumidores seja no âmbito B2C, B2B ou B2B2C.

A estratégia de comunicação digital, o design da página de destino da Tech Rock’s Experience e a interface das aplicações das start-ups em colaboração com o Rock in Rio Lisboa foram concebidos pela wee! europe.

A 10ª edição do Rock in Rio Lisboa decorrerá nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, na nova Cidade do Rock, no Parque Tejo Lisboa, onde os fãs serão transportados para uma experiência única e memorável cheia de animação, música e entretenimento de qualidade.


Clica nos artistas na tabela abaixo para saberes mais: