A Sony PlayStation recuou na exigência de vincular as contas Steam à PlayStation Network (PSN) para o jogo Helldivers 2, após uma forte reação da comunidade de jogadores. A decisão inicial resultou em mais de 200 mil críticas negativas na Steam, alterando drasticamente a avaliação do jogo.
A situação escalou quando o CEO da Arrowhead Game Studios, Johan Pilestedt, expressou descontentamento com o impacto negativo também no jogo original, Helldivers. A pressão dos jogadores levou a Sony a eliminar a obrigatoriedade de vinculo das contas Steam à PSN, e a restabelecer o jogo nos países afetados, com a classificação do jogo a melhorar progressivamente para “mista”.
A união dos jogadores
A mobilização dos jogadores foi notável. Helldivers 2 acumulou mais de 14 mil avaliações negativas na plataforma Steam em poucas horas após o anúncio. Em dois dias, o número de críticas negativas ultrapassou 200 mil, mudando a avaliação do jogo de “extremamente positiva” para “extremamente negativa”. Curiosamente, um dos gestores de comunidade do Helldivers 2 parece ter incentivado esta forma de protesto.
“Manifestem o vosso desagrado onde possa ter impacto”, sugeriu Spitz, gestor de comunidade, no Discord do jogo. “Críticas na Steam e pedidos de reembolso são eficazes.”
Sony recua
As críticas tiveram um efeito dominó sobre a disponibilidade do jogo na Steam. A notícia espalhou-se e muitos apontaram que a PlayStation Network não está acessível em vários países, o que privaria os jogadores desses locais de jogarem algo que compraram. O jogo foi temporariamente removido em países onde a PSN não está presente, e surgiram relatos de reembolsos emitidos pela Steam fora do prazo habitual.
Na madrugada de segunda-feira, a Sony decidiu eliminar a obrigatoriedade de associação à PSN.
Fãs do Helldivers — estivemos atentos aos vossos comentários sobre a atualização de vinculação da conta do Helldivers 2.
A atualização de 6 de maio, que exigiria a vinculação de contas Steam e PlayStation Network para os novos jogadores e para os jogadores atuais a partir de 30… https://t.co/EagMZebD1u
— PlayStation Portugal (@PlayStationPT) May 6, 2024
“Com o colapso dos servidores no lançamento, tivemos de tomar decisões rápidas, como desativar a associação”, explicou Pilestedt no X. “E agora, a PlayStation exigiu a reativação (para auxiliar na moderação) – e tivemos de acatar, apesar das preocupações com a reação negativa.”
Com a reviravolta da decisão, Pilestedt agradeceu aos fãs e à PlayStation pela rápida resolução do problema. Helldivers 2 foi restabelecido nos países onde tinha sido removido, e os jogadores parecem estar a reverter as suas críticas negativas, com o jogo a alcançar agora uma avaliação “mista”, enquanto as críticas positivas aumentam gradualmente.
Pilestedt até brincou com a situação, partilhando um gráfico de um membro da comunidade que transformou o gráfico de críticas negativas do jogo na plataforma Steam num design para as capas usadas no jogo.
Also, the accidental cape design is pretty cool. From a community member. pic.twitter.com/7LQZA6Rekw
— Pilestedt (@Pilestedt) May 6, 2024