Celebra-se o 20º aniversário do Rock in Rio Lisboa, e a nova Cidade do Rock está a preparar uma surpresa para ti. Imagina um novo palco, totalmente dedicado à música, onde novas promessas da cena musical nacional e internacional vão brilhar ao lado de referências de peso já consagradas. Esta é uma estratégia inovadora do festival, que visa minimizar as diferenças de peso entre nomes e estruturas nos seus palcos, uma mudança só possível graças à nova localização do festival, o Parque Tejo-Lisboa, em 2024.
Damos as boas vindas ao novo Palco Tejo, uma nova adição ao Rock in Rio Lisboa, que terá nesta edição como padrinhos os Ornatos Violeta. Eles vão proporcionar um concerto muito especial para celebrar os 25 anos da edição do seu icónico segundo álbum “O Monstro Precisa de Amigos”. Este palco é uma homenagem ao novo recinto do festival e foi criado para celebrar o talento, a criatividade e a diversidade de sonoridades e nacionalidades que estarão presentes em palco.
O Palco Tejo promete ser um ponto de convergência para os amantes de música, que procuram a experiência coletiva e inesquecível que só o Rock in Rio Lisboa pode oferecer.
Ler também
- Rock in Rio Lisboa 2024: Área VIP Gato Preto
- Roda Gigante Pisca Pisca: Uma viagem nostálgica no Rock in Rio Lisboa
- Rock in Rio Lisboa 2024: A nova Cidade do Rock começa a ganhar forma e com novidades
- Rock in Rio Lisboa 2024 anuncia Palco Novo e mais confirmações
- Rock in Rio Lisboa celebra 20 anos com uma nova Cidade do Rock
A 10ª edição do festival realiza-se nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, com uma nova Cidade do Rock numa nova localização – Parque Tejo Lisboa. Serão 12 horas de muita música, com show inédito diário de som, luz e fogo de artifício para celebrarmos os 20 anos em Lisboa.
Palco Tejo 15 Junho
Este será o dia de rock por todo o Rock in Rio Lisboa. A energia vai estar ao máximo, não só no palco principal mas em todos os cantos onde a música ecoa. Este ano, o festival estreia o Palco Tejo, um palco onde as guitarras vão dominar. Prepara-te para vibrar com os Blind Zero, Peste & Sida e The Legendary Tigerman. Eles vão trazer riffs poderosos que prometem fazer história, juntando-se aos aclamados Rival Sons, diretamente da Califórnia.
Ícones do rock português, celebram 30 anos de carreira em 2024 com o lançamento de “Courage and Doom”, sucessor do “Often Trees” de 2017. Mantendo-se fiéis às suas raízes no rock e grunge, a banda destaca-se por milhares de discos vendidos, nove álbuns e um DVD ao vivo. Sob a liderança de Miguel Guedes, os Blind Zero não só fazem parte da história musical de Portugal, mas também continuam a contribuir ativamente para ela, demonstrando sua energia e vitalidade no novo álbum.
Bio completa
O nono disco dos Blind Zero foi composto durante os tempos de privação que o mundo viveu nos últimos tempos. Começa com uma meticulosa exploração individual de sons e ambientes atmosféricos, com sintetizadores e programações a definirem paisagens sónicas para, posteriormente, serem transmutadas por rendilhados de instrumentos convencionais. Este novo ponto de partida, menos convencional, faz com que o plano de fundo seja o alicerce de toda a construção musical, tendo em consideração a sua influência e envolvência.
Nascidos no Porto na década do rock e do grunge, os Blind Zero somam milhares de discos vendidos, nove álbuns editados e um DVD ao vivo para a MTV em Milão. A banda de Miguel Guedes faz parte da história da música em Portugal, mas ainda tem muito para viver e o novo disco atesta a boa forma d quarteto do Porto. Ao vivo, os Blind Zero surpreendem com um espetáculo químico e intemporal, revelador da enorme criatividade e vitalidade.
Foram a primeira banda de rock cantado em inglês a atingir o galardão de ouro em Portugal; a receber o primeiro prémio da MTV para Best Portuguese Act; a vencer o concurso europeu SCYPE com o original “My House”; a percorrer as cidades do Porto, Coimbra e Lisboa em cima de um autocarro para celebrar os 13 anos de carreira; e a tocar suspensos a 10 metros do chão num concerto memorável e único, os Blind Zero contam com alguns feitos ao longo de três décadas. Com um percurso ímpar, os Blind Zero demonstram em palco a sua verdadeira essência. E cada espetáculo é especial e irrepetível, como o voltará a confirmar o concerto de dia 15 de junho 2024 no Rock in Rio Lisboa.
Formação:
Miguel Guedes – voz e guitarra
Nuxo Espinheira – baixo, teclado e voz
Vasco Espinheira – guitarra
Pedro Guedes – bateria
Vídeo: Blind Zero – “We Shall Overcome”
Celebrando 37 anos em 2024, os Peste & Sida, uma das bandas mais icónicas dos anos 80 em Portugal, lançaram seu oitavo álbum, “Não Há Pão”, e conquistaram mais de 40 mil ouvintes no Spotify. Composta por João San Payo, João Alves, Sandro Oliveira e Ricardo Barriga, a banda mantém suas raízes no rock enquanto continua a inovar e inspirar seus fãs.
Bio completa
Formados a 11 de julho de 1986, os Peste & Sida foram uma das bandas mais icónicas e de referência do Rock português dos anos 80. A banda era formada por João San Payo (baixo), Luís Varatojo (guitarra), Fernando Raposo (bateria) e João Pedro Almendra que se juntou ao grupo para se encarregar das vocalizações, com Orlando Cohen como última aquisição para o gravar o álbum de estreia “Veneno” (1987). Em 1989 a banda lançou o álbum ““Portem-se Bem” e deu-se a saída de Orlando Cohen e João Pedro Almendra, ficando João San Payo e Luís Varatojo a assumir a parte vocal da banda, com Fernando Raposo na bateria. Em 1990 sai o terceiro álbum, “Peste & Sida é que é!”, e em 1992, o guitarrista Nuno Rafael e o baterista Marco Franco entram para a banda e é lançado o quarto álbum, “Eles Andam Aí”. Marco Franco viria a dar lugar na bateria a Sérgio Nascimento e é esta formação (João San Payo, Luís Varatojo, Nuno Rafael e Sérgio Nascimento) que mantém os Peste & Sida ativos até 1994.
Com um hiato de 8 anos, a banda regressa em 2003, pela iniciativa de João San Payo, trazendo a alegria aos fãs e o compromisso de que os Peste & Sida viriam para ficar. Com a cumplicidade de João Alves, guitarrista e fã de Peste desde a primeira hora, com Orlando Cohen e o baterista Marte Ciro é gravado o quinto álbum da banda “Tóxico”. Em 2007 já com o João Pedro Almendra de regresso sai o sexto álbum de originais “Cai no Real”, produzido pelo ex-Peste & Sida Nuno Rafael e trazendo a banda de volta à sua melhor forma.
Em 2011 é gravado o álbum “Não Há Crise” com João San Payo e João Alves a assumir as vocalizações e com Sandro Oliveira como novo baterista da banda. Em 2012 o guitarrista Ricardo Barriga integra a banda e os Peste & Sida passam a apresentar-se em quarteto, tendo gravado o álbum “Ao Vivo no RCA” em 2015, que consistiu no registo do espetáculo comemorativo das reedições dos três primeiros álbuns. Este disco ao vivo é considerado pela banda o seu «Best Of» de excelência por contar com a participação de treze músicos convidados, que em algum momento das su,s vidas fizeram parte desta grande família Peste & Sida e que por isso se quiseram juntar a esta festa, com os Peste & Sida e com o coro da plateia de lotação esgotada que encheu a casa nessa noite memorável.
Outra noite memorável será a de 15 de junho de 2024, data em que os Peste & Sida levam ao palco tejo do Rock in Rio Lisboa clássicos que continuam a fazer história no panorama Rock nacional, na edição histórica dos 20 anos do festival.
Vídeo: Peste & Sida – Vamos Ao Trabalho!
The Legendary Tigerman, também conhecido como Paulo Furtado, destaca-se nos 20 anos do Rock in Rio Lisboa. Com uma carreira que une estilos como blues e punk, ele apresentará no Parque Tejo-Lisboa o álbum “Zeitgeist”, lançado em 2023. Este trabalho inovador troca guitarras por sintetizadores modulares e conta com colaborações de artistas renomados, como Anna Prior, Asia Argento, Best Youth, Calcutá, Delila Paz (The Last Internationale), Jehnny Beth, RAY, Sarah Rebecca e Sean Riley, marcando uma nova etapa em sua trajetória musical.
Bio completa
O one-man band toca guitarra, harmónica e bateria sozinho em palco, utilizando vários microfones para efeitos, pedais de percussão, instrumentação eletrónica e Kazoo. Em poucos anos passou de artista de culto a nome referência e é com o aclamado álbum “Femina” (2009), que firmou o seu nome no panteão do rock mais criativo feito na Europa. Um álbum de duetos que juntou a Paulo Furtado diversas vozes femininas, tais como Asia Argento, Maria de Medeiros, Rita Redshoes, Cláudia Efe, Phoebe Killdeer, Cibelle, Becky Lee, entre outras.
Em “True” (2014) e “Misfit” (2018) consolidou-se na cena rock internacional, com dois álbuns que exploram as densas paisagens sonoras de um rock n’ roll. Em setembro de 2023, The Legendary Tigerman lançou “Zeitgeist”, álbum em que pela primeira vez que compôs com sintetizadores modulares em vez de guitarras, e que contou com a participação de artistas de renome, tanto nacionais como internacionais, como Anna Prior, Asia Argento, Best Youth, Calcutá, Delila Paz (The Last Internationale), Jehnny Beth, RAY, Sarah Rebecca e Sean Riley.
Em 2023, Paulo Furtado dedicou-se à sétima arte, com a participação no filme de Edgar Pêra sobre Fernando Pessoa, “Não Sou Nada – The Nothingness Club”, como ator e autor de parte da banda sonora.
A 15 de junho de 2024, The Legendary Tigerman promete agitar águas no Parque Tejo Lisboa, trazendo à tona a mesma energia que o público português já lhe conhece há mais de vinte anos.
Vídeo: The Legendary Tigerman feat. Lisa Kekaula – The Saddest Thing To Say
Diretamente da Califórnia, os Rival Sons juntam-se ao line-up do dia de rock no Rock in Rio Lisboa. Com uma trajetória marcada por turnés ao lado de gigantes do rock como Alice Cooper, Black Sabbath, AC/DC e Deep Purple, e reconhecidos por álbuns de sucesso como “Pressure & Time”, “Hollow Bones” e “Feral Roots”, a banda promete uma performance eletrizante. A banda leva ao Rock in Rio Lisboa os seus mais recentes trabalhos, “Darkfighter” e “Lightbringer”. Lançados em 2023, estes álbuns são o pretexto perfeito para o regresso da banda liderada por Jay Buchanan a Portugal.
Bio completa
O álbum alcançou o primeiro lugar na tabela dos mais vendidos de Hard Rock da Amazon e o 19º no Hot 100 da Billboard. Storm Thorgerson, autor de capas de álbuns para os Pink Floyd, Led Zeppelin e Genesis, fez a arte da capa para o álbum dos Rival Sons pro bono devido à sua admiração pela banda.
Em 2012, “Pressure & Time” foi eleito o segundo álbum do ano e os Rival Sons foram nomeados na categoria de “Artista Revelação do Ano” pela Classic Rock Magazine. Em 2016, depois do lançamento de “Hollow Bones”, os Rival Sons andaram na estrada com mais dois nomes incontornáveis da história do rock, os Deep Purple e os Black Sabbath. Três anos depois, a banda editou o album “Feral Roots”, cujo single de apresentação “Do Your Worst”, alcançou o primeiro lugar na tabela Billboard Mainstream Rock Songs. O álbum foi nomeado para dois prémios Grammy em 2020, nas categorias de “Melhor Álbum Rock” e “Melhor Performance Rock” pela música “Too Bad”. Em 2024, de regresso à estrada com os dois novos álbuns que editaram em 2023 para apresentar, “Darkfighter” e “Lightbringer”, os Rival Sons voltam a Portugal para atuar no Rock in Rio Lisboa no dia 15 de junho no palco tejo.
Vídeo: Rival Sons – Too Bad
Palco Tejo 16 Junho
O novo palco recebe um toque especial com a entrada dos Capitão Fausto e Neyna, prometendo uma jornada de descobertas sonoras. Eles vêm somar-se aos talentos de Iñigo Quintero e Lauren Spencer Smith, garantindo que a tua experiência seja repleta de emoção e proximidade.
Os Capitão Fausto lançaram “Subida Infinita”, marcando uma despedida e um recomeço, sendo o último álbum com a formação original. Desde “Gazela” em 2011, a banda tem sido influente na música portuguesa, destacando-se com “Capitão Fausto Têm os Dias Contados” em 2016. Após a saída do teclista Francisco, a banda segue como quarteto, prometendo uma atuação memorável no festival, celebrando a sua trajetória e renovando o seu compromisso com a música.
Bio completa
Vídeo: Capitão Fausto – Boa Memória
A voz de Cabo Verde, conquistou o prémio de música popular em 2023 com “Akanadja”, atingindo mais de 3 milhões de streams no Spotify. A sua ascensão começou em 2020 com “Na Bo Mon”, em colaboração com Nelson Freitas, alcançando mais de 6 milhões de visualizações no YouTube. Em 2024, ela expande a sua arte com “Contigo” dos Supa Squad e está confirmada para o Rock in Rio Lisboa, prometendo uma performance inesquecível.
Bio completa
Vídeo: Neyna ft. Landim – Sodadi Bo
Cantor e compositor espanhol, emergiu como uma força disruptiva na música em 2022. O seu single “Si no estás” não só capturou a atenção global, mas também se tornou um fenómeno viral, dominando plataformas como TikTok e Spotify. Este sucesso não foi efémero; catapultou Iñigo para o topo do Spotify Global, ultrapassando gigantes da música como Bad Bunny e Taylor Swift. Com uma série de hits como “Sobredosis”, “Será por ti” e “Sin tiempo para bailar”, Iñigo solidificou o seu lugar na indústria. “Si no estás”, em particular, continua a ser um hino entre os seus seguidores, contribuindo para um impressionante número de mais de 19 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Bio completa
Para além da sua carreira musical, Iñigo tem uma sólida formação em jornalismo e é diretor de Cultura do El Generacional. A sua experiência jornalística levou-o também a ser correspondente do El Estilo, no entanto, o seu amor pela literatura e pela música levou-o a explorar novas fronteiras na indústria musical. Nas redes sociais, o artista conseguiu construir uma base sólida de fãs, com mais de 360 mil seguidores no Instagram.
Vídeo: iñigo quintero – Lo Que Queda de Mí
A jovem estrela pop britânica que brilhou no American Idol em 2020, com 16 anos, rapidamente ganhou fama internacional, especialmente com o seu hit “Fingers Crossed”. A canção abriu caminho para se apresentar em eventos de renome como os MTV VMAs e The Tonight Show. Em 2023, Lauren reforçou a sua posição no mundo da música com o lançamento do seu primeiro álbum, “Mirror”, mostrando o seu talento não só como cantora, mas também como compositora.
Bio completa
Da remota Ilha de Vancouver, Lauren começou a ganhar seguidores nas redes sociais aos 13 anos, com covers de “Always Remember Us This Way” e “All I Want”. Em 2022, a artista lançou o monumental êxito “Fingers Crossed”, que alcançou o 19º lugar na Billboard Hot 100, levando-a a atuar nos MTV VMAs, no The Tonight Show com Jimmy Fallon e nos People’s Choice Awards, no qual foi nomeada para “Melhor Novo Artista”. Em 2023, o seu álbum de estreia demonstrou que Lauren oferece com a sua arte uma viagem narrativa completa do seu brilhante aqui e agora, enquanto assinala tudo o que está para vir.
Vídeo: Lauren Spencer-Smith – Flowers
Palco Tejo 22 Junho
O dia em que o Rock in Rio Lisboa celebra a música nacional. Os Ornatos Violeta, padrinhos do Palco Tejo, vão estar lá para te surpreender com a sua sonoridade única. E não é só isso, os Fonzie também vão subir ao palco para mostrar porque continuam a ser uma referência no panorama musical.
Os Ornatos Violeta, emblemáticos do rock português, celebram 25 anos do álbum “O Monstro Precisa de Amigos” no Rock in Rio Lisboa. Este álbum, aclamado e premiado, trouxe colaborações notáveis e é um marco na música portuguesa. A banda, que se despediu em 2002 mas voltou em 2012 com concertos esgotados, é composta por Manuel Cruz, Peixe, Nuno Prata, Kinorm e Elísio Donas, e continua a influenciar o cenário musical em Portugal.
Bio completa
Eleito Álbum do Ano nos prémios Blitz de 1999 e sucessor do álbum de estreia “Cão!”, editado em 1997, “O Monstro Precisa de Amigos” valeu a Manel Cruz o prémio de Melhor Voz Masculina, ao single “Ouvi Dizer” o título de Melhor Canção e aos Ornatos Violeta a consagração como Melhor Grupo Português. Considerado um dos melhores álbuns portugueses de rock de sempre, em 2009 “O Monstro Precisa de Amigos” foi eleito o Melhor Álbum português editado entre 1994 e 2009, pelos ouvintes da Antena 3; e o terceiro Melhor Álbum dos Anos 90, pela Blitz.
Recorde-se que os Ornatos Violeta terminaram a carreira em outubro de 2002, após cinco anos de muita atividade e sucesso a nível nacional. Em 2012 – tal era o entusiasmo entre a nova geração – os Ornatos Violeta regressaram aos palcos e esgotaram sete datas nos Coliseus de Lisboa, Porto e Micaelense, na ilha de São Miguel. Desde então, a banda tem tocado ao vivo em situações especiais e grandes festivais porque o culto continua vivo, alimentado pelos que nunca viram a banda ao vivo e os que cresceram com os Ornatos Violeta. A banda criada por Manuel Cruz (voz), Peixe (guitarra), Nuno Prata (baixo), Kinorm (bateria) e Elísio Donas (teclados) em 1991, no Porto, é uma referência em Portugal e as suas músicas continuam a fazer parte das playlists das rádios, porque as boas canções são intemporais. Após o desaparecimento de Elísio Donas, em maio de 2023, os Ornatos Violeta prosseguem juntos perpetuando, assim, a sua memória e cumprindo o sonho que uniu este cinco amigos no início dos anos 90.
Vídeo: Ornatos Violeta – Ouvi Dizer
Desde 1996, têm marcado o panorama musical com uma série de sucessos desde “A Tua Imagem” até “Só Heróis”. Com duas nomeações para “Best Portuguese Act” nos MTV Europe Music Awards, em 2003 e 2007, a banda não só conquistou Portugal como também deixou a sua marca em palcos internacionais. As suas três digressões mundiais levaram-nos a clubes e festivais nos quatro cantos do mundo, onde partilharam o palco com gigantes do rock como Linkin Park, The Offspring e Muse.
Bio completa
Vídeo: FONZIE – “Renascer”
Palco Tejo 23 Junho
O dia dedicado aos jovens fãs de música! Sem pais, sem regras, apenas a energia contagiante de Danni Gato, MC Cabelinho, ProfJam e Veigh a dominar o palco tejo. Prepara-te para uma noite onde os ritmos não vão dar trégua e a festa promete ser memorável.
O mestre do afro house em Portugal e um dos DJs mais aclamados do país, vai trazer o calor de Faro, sua cidade natal, até ao coração do Rock in Rio Lisboa. Com um repertório que inclui colaborações de peso com Nelson Freitas, Loony Johnson e Djodje, Danni Gato é sinónimo de casa cheia e sucesso garantido.
As suas vibrações já ecoaram por clubes e festivais de renome, de Luxemburgo a Cabo Verde, passando por Malta, França e até os EUA, sempre deixando uma marca indelével com atuações eletrizantes. Hits como “Pedrinha,” “Num Tás a Ver” e “Imagina Só” são o seu cartão-de-visita, prometendo uma noite onde a energia não vai faltar.
Bio completa
Vídeo: Danni Gato X Vado Más Ki Ás – Pedrinha
Mário Cotrim, mais conhecido como ProfJam, é um marco no hip hop nacional com uma carreira artística distinta. Desde a sua estreia em 2014 com “The Big Banger Theory”, passando por “Mixtakes” em 2016, até ao aclamado álbum “#FFFFFF” de 2019, que atingiu o top 50 do Spotify e status de platina com faixas de sucesso como “Água de Coco” e “Malibu”. A sua colaboração em “System” com Benji Price e o recente “MDID” de 2023, premiado com disco de ouro, reforçam a sua reputação. ProfJam prepara-se agora para brilhar no Rock in Rio Lisboa.
Bio completa
A história do artista prosseguiu, e os sucessos continuaram a acumular-se: “Havana”, single de Sippinpurpp em que participou, atingiu o galardão de ouro; “HEI”, o seu primeiro single pós “#FFFFFFF”, com produção do célebre Branko — que levou o hip hop de ProfJam por caminhos mais sexy — atingiu a Dupla Platina; e ainda com Branko, participou num remix do tema “Hear From You”, antes de saltar para uma nova colaboração: desta vez no single “Damn / Sky” de Lon3r Johny (Single de Platina). Em 2020, ano em que os maiores palcos do país esperavam pela consagração de ProfJam, com uma agenda repleta de concertos, o mundo parou, mas o rapper não. ProfJam aproveitou para se fechar em estúdio com Benji Price, um dos grandes talentos da produção nacional, criando juntos mais uma obra de arte, um álbum que tomou de assalto os tops das plataformas de streaming: “System”, disco que soma dezenas de milhões de streams e visualizações. Em 2022 marcou o início da caminhada para o seu novo disco “MDID” (Música de Intervenção Divina), lançado em maio de 2023, e que já atingiu a certificação de ouro, com uma série impressionante de singles como “DAKAR” (single de Ouro), “CABARET” (single de Platina), “NADA ME FALTA”, “SACA LÁ” (single de Ouro), “AZTECA”, “WUOW” (single de Ouro) e “JAMANTHA” (single de Ouro). Em 2024, “MDID” continua a marcar presença em vários palcos, incluindo o Palco Tejo do Rock in Rio Lisboa.
ProfJam – Água de Coco
MC Cabelinho, figura proeminente do rap e funk carioca, solidificou a sua posição no cenário musical com “LITTLE LOVE”, alcançando a segunda posição no TOP 50 Álbuns Brasil do Spotify e o sexto maior debut da plataforma com 5,4 milhões de streams. Desde 2016, colaborou com grandes nomes e atuou em novelas da TV Globo. Reconhecido com o prémio Beat BR nos MTV Millennial Awards em 2022, MC Cabelinho influencia a cultura musical e inspira novos talentos com sua arte vibrante.
Bio completa
Vídeo: MC Cabelinho – X1 (prod. DALLASS)
Veigh, um artista inovador na música brasileira, ganhou milhões de fãs e milhões de streams no Spotify e YouTube com hits como “Novo Balanço” e “Engana Dizendo Que Ama”. O seu álbum “Dos Prédios” teve um lançamento de sucesso em 2023. Conhecido pelas suas performances ao vivo, Veigh estreou-se no The Town em 2023 e agora subirá ao Palco Tejo no Rock in Rio Lisboa em 2024, prometendo uma experiência vibrante e contagiante.
Bio completa
Vídeo: Veigh – Nois é Nois
Clica nos artistas na tabela abaixo para saberes mais: