O universo dos Esports e do Gaming está a ganhar terreno no quotidiano dos jovens. Se estás por fora, fica a saber que os Esports são mais do que simples jogos: são competições de alto nível onde jogadores profissionais lutam pelo topo e pelo prémio final.
Esta indústria é vasta e vai além dos jogadores e das equipas. Inclui uma gama de profissionais especializados em gestão e organização de eventos, sem esquecer os patrocinadores e os direitos de transmissão. Com investimentos que impressionam, o setor dos Esports cresceu a um ritmo acelerado, avaliado em mais de 1,38 milhões de dólares em 2022, segundo dados da Statista.
Apesar do crescimento, há quem veja os Esports sob uma luz negativa, rotulando os jogadores como a “geração dos ecrãs”. Para desfazer equívocos e celebrar o Dia das Mentiras, a Benfica Teleperformance, equipa oficial de Esports do Benfica Sport Clube, decidiu desmistificar o tema. Aqui estão os cinco principais mitos sobre os Esports que precisas de conhecer:
- Ser jogador profissional de Esports é simples e qualquer um pode fazê-lo: além de ser um desporto em que é preciso bastante treino, os atletas precisam de ter uma mente inteligente e ágil, capaz de, enquanto jogam, tomar decisões rápidas e corretas, e adaptar estratégias a diferentes situações de alta pressão durante o jogo.
- A idade é um fator que limita os atletas de Esports: apesar dos jogadores mais jovens frequentemente se destacarem nos eSports, a idade não é necessariamente uma limitação. O que importa é a dedicação, habilidade e pensamento estratégico dos atletas.
- Esports não é um desporto real e não é necessário treino: apesar dos atletas de Esports não despenderem o mesmo esforço físico que os praticantes de outros desportos, passam por outro tipo de desafios, tais como treinos intensivos, prática de mecânicas e situações de elevado stress.
- A audiência e público-alvo dos Esports são só jovens e adolescentes: de acordo com dados do Statista de 2022, a audiência de Esports não são só adolescentes. Apesar da Geração Z (16-24 anos) representar 26% da audiência, o tipo de público mais frequente neste tipo de desporto são os Millenials (25-41), que representam 50% da audiência.
- Fazer carreira em Esports não desenvolve quaisquer soft skills: a verdade é que ser jogador profissional de Esports é muito mais do que “controlar um comando”. Qualquer atleta que pratique este desporto desenvolve muitas competências, tanto a nível de comunicação como no pensamento crítico e estratégico.