A E3 encerrou oficialmente as suas atividades depois de mais de 20 anos de existência. O anunciou surgiu hoje por parte da ESA (Entertainment Software Association), a entidade responsável pela organização do evento. O fim daquela que já foi a maior feira de videojogos do mundo foi resumida a uma publicação na rede social X (ex-Twitter), com um simples ‘GGWP’ e uma frase de despedida.
Fim da E3
Para quem já acompanhava as notícias sobre a E3, este anúncio provavelmente não foi uma grande surpresa. As famosas conferências de imprensa, onde os estúdios anunciavam as suas novidades para o ano seguinte, deixaram de acontecer em 2020, e a E3 de 2021 foi apenas um evento online, longe do glamour e dimensão de anos anteriores.
No passado, a E3 servia como um ponto central para os três principais fabricantes de consolas e para várias editoras que podiam todos os anos fazer os seus maiores anúncios de jogos. Isso incluía primeiras imagens de jogos futuros, revelações de novos equipamentos e praticamente qualquer outro tipo de anúncio relacionado com o gaming. A E3 era um evento de verão, o que também o tornava ideal para gerar expectativa e entusiasmo antes da temporada das férias.
E3 na era Digital
Os sinais do fim iminente da E3 já estavam presentes há bastante tempo. Em 2011, a Nintendo estreou o seu formato “Nintendo Direct”, uma apresentação em formato de vídeo e transmitido ao vivo pela Internet, que reunia todos os trailers e revelações que normalmente seriam guardados para uma conferência de imprensa da E3. Outras editoras e produtoras começaram a adotar uma abordagem semelhante para os seus anúncios e revelações, culminando com a decisão da Sony de não participar na E3 de 2019.
A influência que a ESA tinha sobre a indústria de videojogos foi diminuindo, assim como a sua capacidade para atrair empresas e patrocínios, o que terá culminado no anúncio de hoje. Infelizmente, a utilidade da E3 para os jogadores sempre foi muito limitada, e recentemente apenas para conhecer os anúncios dos novos videojogos.
Com novas alternativas já em execução e outras a surgir, o desaparecimento desta feira histórica para a indústria dos videojogos parece que não irá chocar ninguém.