A Microsoft, a empresa proprietária da marca Xbox, oficializou hoje a compra da Activision Blizzard King por 69 mil milhões de dólares. Este negócio faz aumentar ainda mais portfólio e o poder no mercado dos videojogos do gigante norte-americano que controla agora novos títulos de sucesso como a saga Call of Duty e Warcraft.
O negócio foi inicialmente anunciado em janeiro de 2022, mas só ficou concluído depois de ter recebido o aval da entidade da concorrência da Grã-Bretanha. Para conseguir efetivar esta aquisição, a Microsoft teve de vender os direitos de transmissão dos jogos (cloud Gaming) da Activision, com o objetivo de evitar problemas legais de concorrência desleal ou monopólio, uma exigência feita pelo órgão regulador britânico.
Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming:
“Hoje é um bom dia para jogar. Damos oficialmente as boas-vindas à Activision Blizzard King como parte da nossa equipa Xbox. Juntos, criaremos histórias e experiências que unem os jogadores, numa cultura que capacita todos a fazerem o seu melhor trabalho e celebrarem diversas perspetivas.”
Esta compra está a ser apresentada como uma grande vitória para a Microsoft, que quer atrair mais jogadores para as suas consolas Xbox e para o serviço Game Pass. No entanto, atualmente, a Microsoft ainda está atrás da Sony em termos de receita de videojogos, como indica a Reuters.
Com a marca King, também da Activision Blizzard, a Microsoft entra no mercado de videojogos para smartphone, que está estimado atualmente em cerca de 90 mil milhões de dólares.