As viagens a Marte são quase uma realidade, mas antes de podermos ir às compras ao planeta mais próximo da Terra (são só cerca de 78 milhões de quilómetros), virá Marte até nós, mais propriamente à ilha Terceira, nos Açores. A revelação foi feita durante a GLEX Summit 2023, uma espécie de clube de exploradores a nível mundial onde são apresentadas as últimas descobertas mais vanguardistas, as missões científicas e tecnologias de ponta que irão impulsionar a Humanidade para novas fronteiras do conhecimento.
As missões análogas são testes de campo em locais que possuem semelhanças físicas com ambientes espaciais extremos com o objetivo de testar equipamentos nestes ambientes hostis antes de serem usados no espaço.
O Centro de Congressos Angra do Heroísmo esgotou para assistir ao segundo dia da 4ª edição da GLEX Summit para o anúncio que surpreendeu a plateia – é já no próximo inverno que a ilha Terceira vai ser palco da primeira missão espacial análoga a Marte – e a primeira deste género realizada em Portugal!
A missão vai ser liderada pela Associação de Montanheiros, em parceria com entidades, como o INESC TEC, a Universidade dos Açores, Universidade de Aveiro, e algumas empresas privadas.
João Carlos Nunes, diretor científico do Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores:
“Isto confirma o potencial que os Açores têm para colocar, não apenas a região, mas Portugal, no mapa mundial das missões espaciais análogas. Portanto, vai ser uma oportunidade incrível, ainda para mais anunciada frente a uma plateia como a da GLEX Summit.”
A cimeira, que decorre em Angra do Heroísmo, começou no dia 14 de junho e termina esta sexta-feira. A GLEX Summit é organizada pela Expanding World, com a chancela e curadoria da prestigiada agremiação de líderes da exploração do planeta, o The Explorers Club of New York.