Utilizadores do TikTok passam cinco horas diárias ligados à aplicação, é o que conclui um estudo da SocialPubli, uma agência full-service de Marketing de Influência que conecta marcas com influenciadores para desenvolver ações de marketing.
O estudo realizado no passado mês de março, a um universo de mais de 1.800 utilizadores, maioritariamente feminino (66,2%), representando 54,8% da Geração Z.
SocialPubli desenvolveu uma auscultação junto da comunidade inscrita na plataforma para
melhor entender o fenómeno do TikTok e de que forma as pessoas e as marcas estão a interagir nesta rede social. O estudo adianta que, em 2020, os utilizadores passaram mais de 21 horas por mês, comparativamente ao Facebook onde passaram cerca de 17 horas.
Pandemia aumenta atividade
A verdade é que, de acordo com o estudo, foi a pandemia e a procura por novas ferramentas de comunicação e interação digital que a utilização do TikTok aumentou,
com 86,5% dos inquiridos a afirmar uma utilização mais recorrente da plataforma desde o início da quarentena.
Apesar de 73% dos inquiridos admitir passar entre 1 a 5 horas por dia na aplicação, apenas 34,9% admite publicar conteúdo uma vez por semana.
Bruno Salomão, Country Manager na SocialPubli:
“Os tiktokers são a nova geração de influencers que nasceram fruto desta rede social e para nós, enquanto agência de marketing de influência, era muito importante conhecer os seus comportamentos, já que vão marcar as tendências de consumo nos próximos anos”.
Os temas preferidos
Comédia e vídeos de dança lideram o pódio, seguidos de tutoriais e challenges. Por outro lado, a moda e a beleza surgem como os temas promissores a curto prazo, com mais de 80% dos inquiridos a confirmá-lo.
As marcas e o TikTok
Apesar de ser uma plataforma que regista um crescente aumento de utilizadores e novos
formatos de conteúdo, o estudo admite que a plataforma ainda é um diamante em bruto no que respeita às marcas. Reflexo disso são os 38,5% de influenciadores que assume nunca ter recomendado marcas, produtos e serviços à sua respetiva comunidade e apenas 6% confirma já ter criado conteúdo patrocinado.
Contrastando essa realidade, estão 67,9% dos utilizadores que afirmam já ter adquirido
algum produto após verem uma publicação onde o mesmo aparece, ainda que a presença
de perfis de marcas seja escassa, refletindo nos 50,7% de utilizadores que confirma seguir
menos de 5 marcas no TikTok.
Marcas querem investir
Apesar de 81,1% dos anunciantes não ter realizado uma única campanha na plataforma,
admitem acreditar na eficácia nas campanhas de marketing de influência no TikTok com cerca de 53% dos anunciantes a planear aumentar o budget neste setor. De forma a suportar esse objetivo, é importante referir a taxa de interação bastante positiva, e quem o confirma são os 87,1% dos influencers que admite haver um maior engagement rate nesta plataforma comparativamente a outras.
Bruno Salomão, responsável da agência:
“Este estudo revela-nos que o Tiktok é uma grande oportunidade para as marcas que querem começar a comunicar produtos ou serviços. Aliás, mais de metade das pessoas admite comprar um produto após vê-lo na plataforma e isto confirma a eficácia do marketing de influência”.