A 6ª edição do Lisboa Games Week, que decorreu entre os dias 21 e 24 de novembro, reuniu mais de 63 mil participantes, que rumaram à FIL, em Lisboa, para experimentar as grandes novidades da indústria dos videojogos, viver experiências de realidade virtual, assistir ao vivo a torneios de esports e conhecer os melhores cosplays que desfilaram pelos dois pavilhões dedicados ao grande evento do gaming e da cultura pop.
O Actigamer, como um dos media partners do evento, não faltou à chamada, e esteve representada com um espaço, na área Gaming Press, onde teve a oportunidade de comunicar de forma eficiente junto do seu público. Um destes pontos de contacto foi realizado através de uma iniciativa promovida pelo Actigamer, que contou com o apoio da Fujifilm.
Esta iniciativa teve como objetivo impactar os visitantes da LGW, através da promoção de uma experiência de envolvimento com a marco Actigamer. Para o Actigamer, o contacto com o seu público é imprescindível para dar a conhecer a sua principal atividade – a publicação de notícias sobre videojogos. Ao mesmo tempo, para a Fujiflm, que participou na iniciativa com o empréstimo da nova impressora Instax Mini Link, além das respetivas películas fotográficas, teve a oportunidade de levar o seu mais recente produto Instax a um público jovem, muitas vezes early-adopter, e inovador, com uma demonstração in loco das incríveis funcionalidades da impressora.
Para concretizar a iniciativa, foram criadas molduras temáticas, com cores vivas e símbolos que representam os videojogos, além dos logótipos das empresas que participaram na campanha, de forma a contextualizar o produto com a experiência e fazer perdurar no tempo a recordação das marcas. Esta moldura envolveu cada película fotográfica, que era posteriormente entregue ao participante. Todo o processo foi realizado em tempo real, no espaço do Actigamer, com a impressora, as molduras e as películas visíveis no balcão.
A cada participante foi pedido que pousasse junto do cartaz do Actigamer para uma fotografia que lhe seria oferecida, levando para casa um registo fotográfico da sua visita à maior feira de videojogos em Portugal. Com o uso de um smartphone, foram realizadas mais de 300 fotografias, onde foi dado a cada participante a possibilidade de repetir a fotografia e escolher o ‘efeito’ a seu gosto, resultando num total de 100 fotografias únicas.
A possibilidade de poder experimentar várias fotografias, até escolher a fotografia perfeita, foi uma das principais vantagens destacadas por alguns participantes, que já conheciam as câmeras da gama Instax.
Após impressão no local, cada película foi inserida na moldura criada para a ocasião e o produto final oferecido ao participante. Por vezes, foi necessário repetir o processo de impressão, quando a fotografia reunia um grupo de participantes, de modo a satisfazer todos de igual forma.
Durante todo o processo, a equipa do Actigamer foi questionada sobre as potencialidades da Instax Mini Link, uma reação natural que surge da observação direta do funcionamento da impressora. Todas as perguntas foram prontamente respondidas, surpreendendo os participantes pela rapidez de impressão e qualidade de cada foto. A impressora recebeu vários elogios, não só pelo seu tamanho reduzido, facilidade de conexão bluetooth ao smartphone e visual atraente.
A reação foi unânime. Todos os participates mostraram-se satisfeitos com a experiência, concluindo numa iniciativa muito positiva e com excelentes resultados para todas as entidades. Não só o Actigamer conseguiu efetivamente estabelecer um contacto próximo do seu público, como para a Fujifilm, a demonstração da sua impressora Instax Mini Link, abriu caminho para uma maior exposição do seu produto, enquanto o Lisboa Games Week recebeu um maior acolhimento e apreço dos seus visitantes que se sentem agora ainda mais recompensados pela sua visita à feira.